quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Hoje tem "10 Anos de Noite Cultural"

Alceu Valença - Morena Tropicana - Rock in Rio 1985


Alceu Valença na 23ª Noite Cultural T-Bone
Por Francisca Azevedo

O Açougue T-Bone e a Petrobras apresentam a 23ª Noite Cultural T-Bone, que este ano completa dez anos, no próximo dia 25, a partir das 19 horas, na entrequadra da 312/313 Norte. O convidado especial deste evento que é a cara de Brasília, inclusive faz parte do Calendário Cultural Oficial do Distrito Federal (LEI Nº 3.193 /2003), é um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira, Alceu Valença. O evento terá ainda apresentação da cantora Teresa Lopes, do grupo Cia. Mambembrincantes e apresentação do Miquéias Paz.

Entrada franca!!

Em 1998, ano da primeira edição do projeto, a Noite Cultural foi realizada dentro do açougue e contou com trinta pessoas. Desde então já passaram mais de 150 mil pessoas e mais de 500 artistas para participar desta celebração à arte na entrequadra 312/313 da Asa Norte. Artistas de renome nacional já se apresentaram no projeto, entre eles: Moraes Moreira, Chico César, Guilherme Arantes, Célia Porto, Tom Zé, Manassés, João Donato, Flávio Venturine, Geraldo Azevedo, Jorge Mautner, Nelson Jacobina, Geraldo Azevedo, Belchior, Erasmo Carlos, e por último a banda Blitz, com público de oito mil pessoas segundo estimativa da Polícia Militar.

Artistas...


Alceu Valença - fará o show "Na Embolada do Tempo" com canções trazidas de seu mais recente CD de inéditas, o 26º de sua carreira, lançado em janeiro de 2005 pela Indie Records. Tais inéditas, como não poderiam deixar de ser, nascem com paladar e digital valencianas, como o arretado coco de embolar que batiza o trabalho, pulsante sobre instigante cama percussiva de berimbaus, versando sobre o tempo, tema que permeia seu novo álbum. Em "Ai de ti Copabacana", xote dolente que homenageia o Rio de Janeiro e um dos ídolos de Alceu, Rubem Braga, se destaca o caminho que o baixo elétrico percorre nas ruas da canção. "Depois do Amor", toada ligeira que exala sensualidade mostra a faceta de poeta-sedutor, tão vibrátil quanto nas famosas "Belle de Jour" e "Tropicana". Seu Pernambuco trazido dos cantadores, emboladores, repentistas, aboiadores e da música d'além mar se apresenta nas cores de "No tempo em que me querias" e "Romance da Moreninha": ambas bebem na fonte da oralidade ancestral, das frases mouras e negras, em cujas águas Alceu também se banha. Alceu vai à vida ao lado de sete músicos que interpretam o seu cancioneiro como se as suas próprias almas, traduzidas por seus instrumentos: guitarra e violão de aço, baixo, teclado, sanfona, bateria e percussões.

Tereza Lopes - carioca e de família artística, Teresa Lopes herdou do pai o talento e o excelente timbre de voz aliados ao conhecimento de notáveis cantores e compositores. Intérprete do samba, MPB e Bossa Nova. Atualmente, Teresa canta em diversas casas brasilienses, teatros e espaços culturais, entre os quais pode-se destacar: Clube do Choro, Seresta da Turma do Gambá, Espaço Kituarte, Hotel Nacional, Lounge I Maestri, Villa Tévere, Oca da Tribo, Feitiço Mineiro (Projeto Gente do Samba) com o grupo Samba Choro, Arena Futebol Clube, Barracão do Samba no Clube da Imprensa, Terraço Shopping e Teatro Sesc Garagem. Também participou de shows com diversos artistas, dentre eles: Arlindo Cruz, Tia Surica, Noca da Portela, Tantinho da Mangueira, Toninho Geraes, Grupo Toque de Prima, Daniel Júnior, Leonel Latterza, Ângela Regina, Célia Rabelo, Cássia Portugal, Sérgio Magalhães, Wilson Bebel, Marcelo Sena, Makley Mattos, entre outros. Integra o projeto “Nós Negras” com cantoras de Brasília (Cris Pereira, Dhy Ribeiro, Kiki Oliveira, Kris Maciel e Renata Jambeiro), em que fazem uma homenagem às divas do samba de raiz.


Cia. Mambembrincantes – Seus espetáculos são ricos em cores e trazem elementos dos autos teatrais como os bonecos gigantes, Boi-bumbá, burrinhas e Jaraguá, junto às brincadeiras e à interação com o público. Têm oito anos de estrada e é composta por seis músicos. O grupo começou de forma diferente sua trajetória cênico-musical. Suas primeiras apresentações, em 2000, foram na Europa, numa turnê que percorreu Berlim (Alemanha), Amsterdan (Holanda) e Avignon (França), mostrando o espetáculo de Teatro de Rua e Música“Prosas e Leréias Cantantes”. Hoje, com oito anos de estrada, a Cia Mambembrincantes é formada por seis integrantes, entre músicos e atores, sendo eles: Chico Nogueira (voz, viola, compositor e dançarino);Erika Cortez (voz percussão e dançarina); Anahí Nogueira (voz percussão e dançarina);Marcos Ramalho (direção de percussão e zabumbatera); Léo Terra(cavaco, charango, percussão e dançarino); Mauro Batista(bonequeiro e dançarino).Sua sonoridade é toda gerada por instrumentos tradicionais utilizados nos folguedos. A rabeca, a viola caipira, a zabumba, entre outros instrumentos, dão os tons e acordes para composições próprias, músicas de domínio público e canções tradicionais das manifestações populares. Atualmente, estão sendo exibidos programas com a Cia. Mambembrincantes na TV Cultura de São Paulo, TV União Planetária, TV Comunitária de Brasília e Globo News.

Patrocínio:
Petrobras e MinC
Apoio:
Secretaria de Cultura Caixa Econômica


MAIS INFORMAÇÕES:
Francisca Azevedo – franlly@uol.com.br (8432-3669)
Classificação: Livre
Horário e data: 19 horas do dia 25 de setembro
Local: Entrequada da 312/313 Norte
ENTRADA FRANCA!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário