terça-feira, 23 de setembro de 2008

Vicente Limongi Netto

Deu samba do crioulo doido nas pesquisas de Manaus

Senão, vejamos: há uns 25 dias, o jornal de Manaus, “A Critica”, divulgou pesquisa com Amazonino Mendes liderando de ponta a ponta. Inclusive, achei espantoso, aparecendo como o candidato mais votado em todas( o grifo é meu) as camadas sociais. De repente, não mais do que de repente, o jornal apareceu com outra pesquisa, onde Amazonino já aparece descendo a ladeira. Não quero nem perder meu tempo tentando entender a meteórica reviravolta eleitoral. Mas, seguramente, mesmo quem não vota em Amazonino, sabe dos bons serviços por ele já prestados à população, como prefeito, governador e senador. Também não é novidade para ninguém de bom senso que os programas eleitorais nas televisões tenham competência para fazer o eleitor mudar o voto como um passe de mágica. Ou seja, quem é eleitor de Amazonino, não deixa jamais de votar nele, não se encanta pelas propostas dos outros, sobretudo dos que estavam bem abaixo de Mendes nas pesquisas anteriores e que, agora, teriam subido. Estranho, muito estranho. Também é preciso salientar, já que os adversários de Amazonino espalham o contrário, que Amazonino é do PTB, partido de sustentação ao governo Lula. O timeco da má-fé esquece que há pouco tempo Lula recebeu Amazonino no Palácio do Planalto. Querem que o eleitor desatento ache que apenas os candidatos do PMDB - ou do PT-, são aliados de Lula. Lembro, por fim, que, há meses, o atual governador do Amazonas acusava o ministro dos transportes de sabotar verbas para o Estado. Hoje estão juntos na campanha. É o caso, então, de perguntar: Amazonino vencendo, Nascimento novamente sabotará recursos para o Amazonas. Duvido.

Jornalismo de paredon...
Na edição do dia 19, do Correio Braziliense, a repórter Izabelle Torres se travestiu de ministra do STF e fuzilou Fernando Collor. Não se pode fazer jornalismo assim. É o fim da picada. O que importa para o leitor são os fatos que fazem a notícia. A conclusão deve ser do leitor, jamais do repórter. Pega mal para o jornal, sempre premiado por fazer jornalismo isento. Izabelle Torres torce pela condenação do senador Collor. Começa ansiosa, vibrando, "A última chance de o Ministério Público Federal ver condenado o ex-presidente Fernando Collor...". Ou seja, os “justiceiros” e donos da verdade do Ministério Público encantaram Izabelle Torres. Ainda bem que o STF não se deixa levar pelo açodamento jornalístico, dos que preferem condenar os acusados antes de serem julgados.

Fechando o tempo...
É vergonhoso que um ministro de Estado, que foi presidente do STF e relator adjunto da Constituinte, como Nelson Jobim, proponha mudanças na lei de imprensa, para combater o sigilo da fonte. A meu ver, iniciativa imoral e antidemocrática. Pelo jeito as coisas no Brasil estão tomando rumos desagradáveis e estranhos. O ar ficou pesado. Vamos rezar e nos unir contra a prepotência dos poderosos de plantão. Aguardo manifestações de repúdio da ABI e dos sindicatos. E os jornais? Cadê os editoriais indignados? É ultrajante!.

Jantar de milionário
Caramba, o sujeito precisa ser milionário para jantar com o ex-ministro Luis Marinho. Luxo ao estilo Luis XIV. De 20 a 50 mil por pessoa. Parece isso sim, uma tremenda boca rica para aqueles mesmos. Tudo com o biombo de \"colaboração de campanha\". É muita grana. Será que os \"doadores\" têm direito a nota fiscal, depois dos suculentos jantares? Será que o ex-ministro Marinho vale isso tudo para ser eleito?



Só se for com aspas
É piada: Michael Temer vai percorrer o país para ajudar correligionários. Só se for ajudar com aspas. Temer mal tem votos em São Paulo. Se reelegeu por milagre. Não merece voltar a ser presidente da Câmara. Mesmo porque até agora está longe de ter os votos suficientes para vencer Ciro Nogueira.

Arthur é brigador
O senador Artur Virgilio é um vigilante defensor dos interesses do povo amazonense. Sempre atento as armadilhas dos inimigos do Pólo Industrial de Manaus, nome aliás, sugerido por Artur, em projeto aprovado, substituindo a expressão zona franca de Manaus. O povo do Amazonas conhece e acompanha as lutas do contundente Artur Virgilio, e saberá reelegê-lo, como merece, em 2010. Artur é brigador, pode errar, mas não se omite.

As acusações do deputado
É preciso que se apure, mesmo violentas, as declarações do deputado José Edmar, sobre o diretor-geral da PF, Luis Fernando. Ninguém é dono da verdade, embora muitos finórios e cretinos digam que até falam com Deus. Edmar denunciou vários vezes que foi torturado nas dependências da PF. O fato é grave. Mais um, no atual lamaçal envolvendo a autarquia.O deputado do PR disse cobras e lagartos do delegado Luis Fernando. Na frente dele. Quem cala, consente e atesta.

“Dinamite” está perdidão
O time do Vasco realmente é fraco. Mas lembro que Eurico Miranda saiu da presidência do clube deixando o Vascão em nono lugar na tabela. "Dinamite" achou que tudo seria fácil, claro, vai na onda dos beócios da crônica esportiva. Agora procura desculpas para o fiasco do time, culpando os árbitros. Está perdidão. Renato Gaúcho, por sua vez, terá que fazer milagres, com o elenco que dispõe. O Vasco não merece passar por este vexame.

Esmola demais o cego desconfia...
Muito bonzinho o primeiro-ministro da Noruega. Será que explicaram para ele como será gerido, administrado, o dinheiro doado para preservar a Amazônia? Hummm, sei não. E o governo da Noruega, não vai querer nada em troca. Hummmm, sei não.Esmola muito grande o cego desconfia.

Pimenta advogando é abominável
Era o que faltava: o canalha assassino Pimenta das Neves quer advogar. Tadinho, acaba virando Santo, com direito a medalha da OAB e Mérito do Rio Branco. Está condenado a 18 anos pela justiça, mas continua solto, pronto para assassinar outra mulher que caia na desgraça de lhe dá as costas. Tem advogado ex-ministro da justiça, conhece todo mundo nos tribunais, o crápula Pimenta Neves ri das "severas" leis brasileiras, que deixa solto ordinários como ele e prende pobre, desempregado, com filhos.

Irmãos Suplas: programa péssimo!!!
Programeco dos irmãos Suplas, na RedeTV! é de lascar. Tentam copiar o CCG, que já anda péssimo, e mostram uma louraça mascarada lembrando a Joana Feitiçeira. A mascarada é o que presta. A mãe deles ensinou relaxa e goza, mas o telespectador pelo jeito relaxa e morre. De raiva.

"Zorra Total" é muito ruim
O tal "Zorra Total" [humorístico da TV Globo] chega a ser melancólico, de tão ruim. Quem acha graça daquele monte de tolices? E imaginar que a Globo deixa Chico Anisio sem trabalhar. É um absurdo, um crime contra o verdadeiro humor.

A volta de Sarney
Bom saber que José Sarney está com saúde, disposto e jovial. Só não será novamente presidente do Senado e do Congresso se não quiser. Sarney há de querer. Engrandecerá o cargo, é querido e respeitado. Não tem adversário para o ex-presidente. Volta, Sarney! O bom senso e a política feita com arte e inteligência agradecem.

Punição para os responsáveis
Não podemos esquecer de cobrar punição enérgica para as tais autoridades que, surtadas pela burrice e insensibilidade, soltaram os dois irmãos, que, desesperados, tiveram de voltar para casa e foram assassinados pelos pais. Não é filme de horror, infelizmente é a realidade brasileira, onde impera a violência, a ganância, a corrupção, a covardia, a insegurança, a hipocrisia, a impunidade, o cinismo, a incompetência e a pouca vergonha.

Iniciativa idiota do MP
O Brasil, lamentavelmente, não é apenas dominado pelos corruptos, descarados e cretinos, mas, também, pelos hipócritas que não têm o que fazer e adoram holofotes à custa do sucesso alheio. Forte exemplo: o MP de Minas gerais, como leio no Cláudio Humberto, propõe ação contra a TV-Globo - que erra, mas por outras coisas -, por causa da linda Alzira, dançando no poste, na novela "Duas Caras". Sugiro que o impoluto MP mineiro começe a chupar prego até virar parafuso e pare de iniciativas idiotas.
limonginetto@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário