Estudo propõe discussão ampla sobre fundo soberano
A criação do Fundo Soberano do Brasil (FSB) é tema de um estudo lançado ontem pela Consultoria Legislativa da Câmara. O fundo está previsto no Projeto de Lei 3674/08, do Poder Executivo. Ele será vinculado ao Ministério da Fazenda, que se responsabilizará pela aplicação de recursos públicos em ativos, como moedas estrangeiras e títulos (ações e debêntures) de empresas brasileiras com atuação no exterior. Elaborado pelo consultor Marcos Tadeu Napoleão de Souza, o estudo recomenda uma discussão ampla no Parlamento sobre o papel desse fundo, a origem de seus recursos, a orientação dos investimentos e os efeitos de sua gestão sobre as finanças públicas.Uma das constatações do estudo é que o Fundo Soberano do Brasil difere da maioria dos fundos de outros países por prever o financiamento da atuação de empresas nacionais no exterior. O estudo informa que ex-dirigentes do Banco Central brasileiro já declararam que é inapropriado usar recursos de um fundo soberano para investir na internacionalização de empresas locais. Um dos temores é que esse tipo de investimento diminua o retorno financeiro do fundo.Leia a matéria da Agência Câmara...
Dez projetos de lei apresentados pelos senadores em 2008 pretendem melhorar a segurança no trânsitoOntem, quinta-feira (25), foi o Nacional do Trânsito. Entra para o calendário de eventos para favorecer práticas mais seguras ao volante e na circulação de pedestres, objetivo de diversos projetos de lei de iniciativa de senadores. Muitas delas, demagógicas e estapafúrdias. Mas, vale registrar. Confira matéria da Agência Senado.
Presidente da CPI das ONGs convocará reunião para definir rumo dos trabalhosA Comissão Parlamentar de Inquérito das Organizações Não-Governamentais (ONGs) reúne-se logo após as eleições do dia 5 outubro com o objetivo de definir os rumos do colegiado, informou nesta quarta-feira (24) o presidente da CPI, senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Na reunião, ainda, serão analisadas denúncias encaminhadas à CPI de que ONGs estariam atuando irregularmente no processo eleitoral. Segundo o parlamentar pelo Piauí, antes de qualquer decisão a respeito de novos depoimentos e investigações, é preciso discutir a atuação da CPI, que tem sido "constantemente boicotada" pelo governo, conforme declarou em entrevista à Agência Senado.
- É lamentável que isso esteja acontecendo, pois o objetivo da CPI é separar o joio do trigo e fazer com que o terceiro setor produza em benefício da sociedade - afirmou o presidente da comissão.
Leia a matéria...
Projeto de Osmar Dias pretende desestimular automedicaçãoProjeto do senador Osmar Dias (PDT-PR) que tem por objetivo desestimular a prática da automedicação aguarda votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A proposta muda o texto de advertência veiculada na propaganda de medicamentos - que atualmente é a de "consultar o médico se os sintomas persistirem" - para a de "consultar um médico antes de consumir qualquer medicamento".
Veja mais...
Está pronto para votação na CAS projeto que antecipa pagamento da primeira parcela do 13º salário
A antecipação de parte da gratificação natalina, mais conhecida como décimo terceiro salário, poderá passar a ser paga anualmente entre os meses de janeiro a junho. Projeto de lei nesse sentido (PLS 246/06), de autoria do senador Antonio Carlos Magalhães, que faleceu em julho de 2007, está pronto para ser votado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa. Pela lei que institui a gratificação de Natal (Lei 4.090/62), o abono é pago em duas etapas: a primeira até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro. O projeto propõe que o empregador antecipe o pagamento da primeira parcela para o período entre janeiro e junho, pagando de uma só vez metade do salário recebido pelo empregado no mês anterior. Essa antecipação não precisará ser feita a todos os empregados no mesmo mês. Já a segunda parcela do 13º salário continuará obedecendo ao prazo estabelecido pela lei - até 20 de dezembro.
Leia mais...
Projeto institui programa de habitação para famílias carentes sustentadas por mulheresTramita no Senado proposta que estabelece as diretrizes para a criação de um programa nacional de habitação para beneficiar mulheres responsáveis pelo sustento de suas famílias. O substitutivo ao projeto de lei da Câmara (PLC) nº 12/00, sob a responsabilidade do senador Paulo Paim (PT-RS), autoriza o Executivo a criar o programa, destinado a mulheres com renda familiar de até três salários mínimos. O programa deverá operar dentro das modalidades dos demais programas habitacionais financiados pelo governo federal, de acordo com o substitutivo, obedecendo a algumas especificidades, tais como o estabelecimento de cota mínima de atendimento a mulheres com renda familiar mensal de até três salários mínimos e com filhos de até 14 anos.
Leia mais sobre o assunto...
Propostas de Paim e Simon regulamentam profissão de comerciárioA regulamentação da profissão de comerciário é proposta pelos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Pedro Simon (PMDB-RS), em projetos de lei que aguardam designação de relator na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A matéria, que receberá decisão terminativa na CAS, será discutida em audiência pública, em data a ser ainda marcada. De acordo com o projeto de Paim (PLS 115/07), os empregados no comércio terão jornada de trabalho de seis horas diárias, de segunda-feira a sábado, e tal horário deverá ser cumprido entre as 7h e as 19 h. O estabelecimento comercial que funcionar durante todo esse período, prevê a proposta, deverá adotar regime de dois turnos. Aos domingos e feriados, determina ainda a proposição, ficará proibido o trabalho dos empregados da categoria.
Confira a matéria da Agência Senado
CPIS / Pedofilia
Acesso da Polícia Federal a banco de dados da Interpol fortalece combate à pedofilia, afirma Demóstenes
O anúncio de que a Polícia Federal poderá acessar, a partir de 2009, o banco de imagens da Interpol com informações sobre pedófilos em todo o mundo foi saudado pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Em entrevista à Agência Senado nesta quarta-feira (24), o parlamentar, que é relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia , considerou essencial o fortalecimento da articulação internacional para o combate a crimes contra crianças e adolescentes praticados pela Internet.- A Polícia Federal está no caminho certo. Sempre defendemos essa integração com a comunidade internacional, pois a pedofilia, especialmente a praticada via Internet, é um fenômeno mundial. Um pedófilo russo pode usar um provedor da Índia e praticar crimes no Brasil. Assim, o combate a esse tipo de delito requer a articulação dos órgãos policiais de diferentes países - observou o senador.
Leia a entrevista...
Comissão de Inteligência deve analisar informações de depoentes sobre gramposA Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) deverá reunir-se na primeira quinzena de outubro para começar a buscar formas de esclarecer as "várias contradições" e dúvidas que foram identificadas em informações prestadas ao colegiado por autoridades do setor de inteligência a respeito de escuta telefônica. Em entrevista à Agência Senado nesta quarta-feira (24), o presidente do colegiado, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), informou que a partir dessa reunião será decidida a agenda de trabalho da comissão. As contradições citadas por Heráclito encontram-se em depoimentos fornecidos à CCAI no último dia 17, quando foram ouvidos, pela segunda vez, o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Armando Félix; o diretor-geral afastado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda; e o diretor-geral do Departamento de Polícia Federal (DPF), Luiz Fernando Corrêa.
Leia mais...
Defesa do Consumidor vai debater transporte aéreo
A Comissão de Defesa do Consumidor deverá realizar no mês de outubro, após o primeiro turno das eleições municipais, uma nova audiência pública para debater o estatuto de defesa do passageiro de transporte aéreo. Essa é a expectativa do deputado Luiz Bassuma (PT-BA), relator na comissão dos sete projetos de lei que tratam do assunto.A realização dessa audiência já foi aprovada, e falta apenas agendar a data. Serão convidados a participar representantes da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), do Sindicato dos Aeroviários, do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea). O deputado Luiz Bassuma pretende concluir seu parecer após a audiência, de forma a permitir que ele seja votado pela comissão ainda no mês de novembro.
Leia a matéria da Agência Câmara...
CPI quer fim do sigilo de documentos da DefesaA Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Escutas Telefônicas Clandestinas vai aguardar uma resposta do ministro Nelson Jobim para, então, começar a analisar documentos encaminhados pela pasta da Defesa. A CPI quer esclarecer se a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) tem capacidade de interceptar escutas telefônicas e se teria grampeado uma conversa do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO)."Pedimos ao ministro que a Defesa abra mão do sigilo dessa documentação para que os dados se tornem públicos e possamos mostrar à população a forma como os equipamentos adquiridos pela Agência Brasileira de Inteligência foram usados", disse o presidente da CPI, deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ). Ele espera que Jobim encaminhe a resposta à comissão até a semana que vem.
Confira mais detalhes...
Nenhum comentário:
Postar um comentário