domingo, 15 de fevereiro de 2009

Desafiando o Rio-Mar

Expedição de caiaque chega à Capital

Coronel Hiram, articulista deste Blog que nos orgulham, e o professor Romeu, preparam agora material educativo sobre a região amazônica

Após dois meses explorando de caiaque oceânico os 1.680 km de extensão do Rio Solimões, na Amazônia, a expedição 'Desafiando o Rio-Mar' foi concluída neste início de fevereiro, com a chegada dos dois gaúchos que percorreram a região amazônica. O coronel da reserva do Exército, Hiram Reis e Silva, 57 anos, e o professor de Educação Física, Romeu Chala, de 48 anos, aterrissaram no Aeroporto Internacional Salgado Filho com muitas histórias para contar sobre as belezas e a grandeza natural da Floresta Amazônica; o cotidiano enfrentado; e os costumes das populações ribeirinhas do Solimões, entre as cidades de Tabatinga a Manaus.
As mais de 2 mil fotos tiradas durante todo o trajeto serão motivo de exposição, que será elaborada pelo Colégio Militar de Porto Alegre. 'As curiosidades e o diário de bordo da viagem vão ser contados em um livro', prometeu Hiram. A dupla explorou aspectos geográficos, históricos e culturais da região ribeirinha do Solimões. 'O objetivo é trazer informações reais sobre a vida na Amazônia para os gaúchos e, principalmente, para os alunos do Colégio Militar, que acompanharam a expedição diariamente pelo blog na Internet', explicou o coronel. De acordo com ele, estes conhecimentos serão explorados nas aulas de História, Geografia e Artes, além de fundamentar pesquisas, trabalhos escolares e palestras durante o ano. O relato desta viagem já está disponível no site http://www.cmpa.tche.br/ .
O professor Romeu Chala, canoísta experiente, aderiu à expedição nas últimas semanas de treinamento do coronel. Ele destacou a receptividade das comunidades ribeirinhas e tribos indígenas e a fácil interação. 'Usávamos as rádios comunitárias e os próprios habitantes da região, que se comunicam via fluvial, para avisar as próximas cidades da nossa chegada', revelou. A aventura, monitorada por GPS, iniciou no dia 1º de dezembro, em Tabatinga, e terminou em Manaus, no dia 29 de janeiro. A dupla já planeja uma nova expedição em julho. Desta vez, o desafio será percorrer os mil quilômetros do Rio Negro. Mas para isto, Hiram e Romeu estão em busca de patrocínio, pois a viagem ao Solimões contou com doações em dinheiro de amigos, a boa vontade e a hospitalidade das comunidades, o apoio das prefeituras e da Polícia Militar amazonense, com quem conseguiram pousada, alimentação, guarda dos caiaques e acesso à Internet para a transmissão de fotos, envio textos e entrevistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário