domingo, 15 de fevereiro de 2009

Referendo na Venezuela

Partido de Chávez se diz vencedor

CARACAS - O "sim" no referendo para a reeleição na Venezuela registra uma vantagem 'irreversível', segundo pesquisas de boca-de-urna citadas pelo ministro das Finanças e diretor do Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV, no poder), Alí Rodríguez. A jornada eleitoral terminou formalmente neste domingo às 18h11 (19h41 de Brasília).
"Hoje certamente é um dia de celebração", afirmou Rodríguez em coletiva de imprensa do PSUV, mesmo antes do fechamento das mesas de votação. "Pelo que dizem todas as pesquisas de boca-de-urna, a tendência é irreversível e a resposta que o povo deu é irreversível", afirmou Rodríguez, que pediu que a oposição não dê início a atos de violência e reconheça os resultados.
Por sua parte, representantes da oposição exigiram das autoridades eleitorais que façam respeitar a proibição sobre a divulgação de resultados.
"Esperamos que o resultado final seja dado pelo CNE (Conselho Nacional Eleitoral)", pediu o representante do partido opositor Primero Justicia, Juan Carlos Caldera.
"Fazemos um pedido ao CNE que não permita mensagens como a que acabamos de ouvir, onde Alí Rodríguez afirma que há uma tendência irreversível e já começam a comemorar", acrescentou.
A presidente do CNE, Tibisay Lucena, declarou o fechamento das mesas eleitorais e pediu aos representantes dos dois blocos que não antecipem resultados. "Dizemos aos blocos do 'Sim' e do 'Não' que não há nem vitoriosos nem derrotados neste momento", enfatizou.
"Pedimos que mantenham a tranquilidade e a calma porque até o momento não há resultados eleitorais. Até agora o único vitorioso é a Venezuela", acrescentou.
No entanto, a TV estatal mostrou cenas de comemoração de partidários do "Sim", enquanto que a oposição pediu a seus militantes que se mantenham nas seções eleitorais para supervisionar a apuração dos votos.
As pesquisas mais recentes apontaram uma leve vantagem ao "Sim", mas os institutos não se atrevem a fazer projeções por causa do alto número de indecisos.
Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), mais de 16 milhões de venezuelanos estavam registrados para votar. O organismo pode divulgar os primeiros resultados entre duas e três horas após o fim da votação, mas informou que não fará nenhum anúncio até que exista uma tendência irreversível.
Leia mais...

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário