Exército colombiano liberta Ingrid Betancourt
O exército colombiano libertou a antiga candidata presidencial Ingrid Betancourt, três norte-americanos e 11 militares seqüestrados pelas FARC, anunciou há poucas horas o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos.
O exército colombiano libertou a antiga candidata presidencial Ingrid Betancourt, três norte-americanos e 11 militares seqüestrados pelas FARC, anunciou há poucas horas o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos.
Ingrid Betancourt Palacio, 46 anos, seqüestrada há seis pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) enquanto fazia campanha para as eleições presidenciais, esta quarta-feira libertada, empenhou-se na luta contra o tráfico de droga e nas causas ambientais. Senadora e ativista anti-corrupção franco-colombiana, Ingrid Betancourt nasceu em Bogotá, capital da Colômbia, a 25 de Dezembro de 1961. Foi raptada pelas FARC a 23 de Fevereiro de 2002 enquanto fazia campanha para as eleições presidenciais. Filha de um ex-senador, viveu grande parte da sua juventude em Paris, onde o pai exercia funções como embaixador da UNESCO.
Após o assassínio de Luis Carlos Galán, antigo candidato presidencial, Ingrid decidiu voltar à Colômbia, em 1989. Aos 29 anos, quando estava a trabalhar no Ministério das Finanças colombiano, descobriu a "ponta do véu" de uma extensa rede de corrupção. Abandonou a Função Pública para se dedicar à política. Candidata à Câmara dos Deputados em 1994, encetou a sua campanha contra a corrupção nas ruas mais perigosas de Bogotá. Tanto no Parlamento como na televisão denunciou a corrupção. Fundou o partido Oxígeno para sanear o país mais corrupto da América Latina. Em 1998, concorreu ao cargo de senadora e, durante o seu mandato, recebeu ameaças de morte por parte de uma organização paramilitar. Polêmica, Ingrid Betancourt publicou o livro de memórias "Raiva no Coração", em que tece duras críticas ao antigo presidente colombiano Samper e aos partidos políticos corruptos. A obra foi proibida na Colômbia.
Cronología do seqüestro de Ingrid Betancourt
BOGOTA, 30 Ago 2007 (AFP) - A política de nacionalidade colombiana e francesa Ingrid Betancourt faz parte do grupo de 45 reféns que a guerrilha das FARC quer trocar por 500 de seus integrantes presos:
2002 - 23 de fevereiro: as FARC seqüestram Betancourt, candidata presidencial, e sua coordenadora de campanha, Clara Rojas, perto de San Vicente del Caguán, 740 km ao sudeste de Bogotá.27 de fevereiro: a guerrilha se oferece por libertar Betancourt em troca de rebeldes presos.26 de maio: Betancourt obtém 0,5% dos votos nas eleições presidenciais.23 de julho: as FARC divulgam um vídeo de Betancourt gravado no dia 15 de maio.7 de agosto: Alvaro Uribe assume a presidência, partidário da linha dura com a guerrilha.15 de novembro: Uribe revela um plano para enviar rebeldes presos ao exterior, com apoio da França, em troca da libertação de sequestrados.3 de dezembro: as FARC exigem que sejam desmilitarizados dois departamentos (115.000 km2) para negociar uma troca.
2003 -28 de abril: a guerrilha designa três negociadores.9 de julho: A França envia um avião a Manaus, na Amazônia brasileira, para uma eventual libertação de Betancourt, numa operação secreta que fracassa.30 de agosto: Betancourt aparece pela segunda vez num vídeo, gravado em maio.
2004 -2 de dezembro: o presidente colombiano perdoa 23 guerrilheiros para destravar o bloqueio a um acordo humanitário.3 de dezembro: as FARC pedem a libertade de 500 rebeldes presos em troca de reféns e a desmilitarização de um território de 800 km2 que inclui os povoados de Florida e Pradera.
2005 -13 de dezembro: França, Espanha e Suíça propõem negociar a troca numa pequena propriedade rural no sudeste da Colômbia com observação internacional. Uribe aceita.
2006 - 2 de janeiro: as FARC dizem desconhecer a proposta européia e consideram que negociar seria favorecer Uribe, que aspirava a ser reeleito.29 de maio: Uribe é reeleito para um segundo mandato.24 de setembro: as FARC divulgam um vídeo de 12 deputados reféns. Um chefe rebelde assegura que Betancourt vive nas mesmas condições que os guerrilheiros.28 de setembro: Uribe anuncia a disposição de desmilitarizar a Flórida e Pradera.20 de outubro: o governo suspende as aproximações devido à explosão de um carro-bomba atribuído às FARC numa universidade militar em Bogotá.31 de dezembro: o ex-ministro Fernando Araújo, um dos reféns das FARC, escapa no meio de uma operação militar ao norte da Colômbia. Em fevereiro é nomeado chanceler.
2007 - 30 de janeiro: Uribe diz ante a cúpula da polícia que 2007 será um ano "crucial para resgatar os sequestrados". França e a família de Betancourt se opõem a uma operação militar.28 de abril: o policial John Frank Pinchao, que partilhava o cativeiro com Betancourt, consegue escapar e conta que ela permanece num acampamento na selva do sudeste da Colômbia.6 de maio: em seu primeiro discurso após ser eleito presidente da França, Nicolas Sarkozy afirmou que não esquecerá da sorte de Betancourt.1 de Junho: Uribe começa a liberar mais de 120 guerrilheiros das FARC, entre eles o chamado "chanceler" do grupo, Rodrigo Granda, cuja liberdade foi solicitada por Sarkozy.28 de Junho: as FARC anunciam que 11 deputados reféns morreram num "fogo cruzado com um grupo militar não identificado". Uribe as acusa de assassinato.2 de agosto: Uribe se diz disposto a negociar em três meses a paz com as FARC. A guerrilha recusa a oferta.15 de agosto: Uribe nomeia a senadora opositora Piedad Córdoba como facilitadora para a troca.17 de agosto: Chávez aceita fazer a mediação entre as FARC e Uribe.20 de agosto: Chávez recebe em Caracas familiares dos reféns.29 de agosto: Sarkozy e Chávez dialogam por telefone sobre o caso.30 de agosto: Sarkozy e Uribe dialogam por telefone sobre o encontro com Chávez em Bogotá.
24 dez. Ingrid Betancourt, seqüestrada pelas Farc há cinco anos e dez meses, completa 46 anos no cativeiro.
2008:
A Câmara dos Deputados italiana emitiu nesta quarta-feira uma moção a favor da libertação de Ingrid Betancourt, a ex-candidata ...
24 dez. Ingrid Betancourt, seqüestrada pelas Farc há cinco anos e dez meses, completa 46 anos no cativeiro.
2008:
A Câmara dos Deputados italiana emitiu nesta quarta-feira uma moção a favor da libertação de Ingrid Betancourt, a ex-candidata ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário