Anatel multa a Vivo em R$ 3,4 milhões
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) multou a Vivo em R$ 3,46 milhões por ter descumprido metas de qualidade na prestação dos serviços. A maior multa, de R$ 1,36 milhão, foi aplicada à operadora Vivo de São Paulo. Os processos se referem a 2005 e a decisão final foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União.
O Plano Geral de Metas de Qualidade (PGMQ) foi descumprido pela Vivo em 14 estados e no Distrito Federal. Os maiores problemas detectados pela Anatel se referem às taxas de ligações completadas, de estabelecimento de chamada, de resposta das empresas ao usuário, de atendimento pessoal ao cliente e de recuperação de falhas e defeitos.
A agência informou que não cabe mais recurso da decisão. A multa inicial aplicada à operadora de São Paulo era de R$ 2 milhões, mas foi reduzida para R$ 1,36 milhão porque a Anatel detectou um erro de cálculo, após recurso apresentado pela Vivo. Balanço - A Vivo já efetivou o pagamento da multa. Segundo a área de Regulamentação da Vivo, a multa não afetará o balanço da empresa porque o montante já havia sido provisionado durante o período em que decorreu o processo. Isso significa que a empresa não precisou dispor de novos recursos para cobrir a penalidade, que foi integralmente paga este ano, de acordo com informações da operadora.
O Plano Geral de Metas de Qualidade (PGMQ) foi descumprido pela Vivo em 14 estados e no Distrito Federal. Os maiores problemas detectados pela Anatel se referem às taxas de ligações completadas, de estabelecimento de chamada, de resposta das empresas ao usuário, de atendimento pessoal ao cliente e de recuperação de falhas e defeitos.
A agência informou que não cabe mais recurso da decisão. A multa inicial aplicada à operadora de São Paulo era de R$ 2 milhões, mas foi reduzida para R$ 1,36 milhão porque a Anatel detectou um erro de cálculo, após recurso apresentado pela Vivo. Balanço - A Vivo já efetivou o pagamento da multa. Segundo a área de Regulamentação da Vivo, a multa não afetará o balanço da empresa porque o montante já havia sido provisionado durante o período em que decorreu o processo. Isso significa que a empresa não precisou dispor de novos recursos para cobrir a penalidade, que foi integralmente paga este ano, de acordo com informações da operadora.
Pane deixa mudos celulares da Claro
Os clientes da operadora Claro estiveram, pelo menos durante quatro horas ontem, impedidos de fazer ou receber ligações em várias regiões da capital fluminense. Segundo a empresa, um problema de "instabilidade de rede" foi registrado entre 11h30 e 15h30, mas alguns clientes narraram que a pane teve início por volta de 10h. A empresa tem 3,6 milhões de celulares no Estado do Rio, com fatia de 27% do mercado fluminense, segundo informações da consultoria Teleco, especialista em telecomunicações. É a segunda vez este ano que uma pane da Claro deixa os celulares dos clientes da empresa mudos no Rio. Em abril, uma falha no sistema por mais de sete horas causou transtornos aos usuários.
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