sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Luis Nassif

O IBOPE, o apagão e a audiência da Globo

Por Stanley

Burburinho

Mesmo com apagão Ibope não abaixa audiência da Globo

João Paulo Dell’Santo.

O blecaute que atingiu 18 Estados e o Distrito Federal na noite de quarta-feira e início da madrugada de ontem, afetando diretamente a vida de milhões de pessoas, deixou perguntas sem respostas e foi mais um gerador de fatos com consequências ainda sem melhor compreensão. O Ibope, em São Paulo, entre eles.

No momento do “apagão”, 22h13, a TV Globo registrava 30,3 pontos. Se a pane atingiu todos os lares, inclusive aqueles – presume-se – dotados do peoplemeter, aparelho que mede a audiência, presume-se que a queda deveria ser imediata. Considerando-se o residual, alguma coisa como 2 ou 3 minutos depois. Mas não foi isto que aconteceu. Só às 22h30, a Globo foi dar 0,9.

Chamado a se manifestar, o Ibope, através da sua Assessoria de Imprensa, enviou a nota

(…)

Apagão resgata a velha e complicada discussão sobre audiência no Brasil

O que mais se comentou nos bastidores da TV nesses últimos dois dias, foram os números de terça-feira divulgados pelo Ibope, referentes ao período em que houve falta de energia na Grande São Paulo, base da pesquisa, além de outros tantos lugares.

A audiência apresentada, percebe-se, apenas reforçou a desconfiança das demais redes em relação à sua leitura.

Ainda há uma estranheza muito grande com os 9 pontos de média alcançados pelo “Casseta”, que teve 95% do seu tempo dentro do apagão.

Isto, no campo das possibilidades, conduziu muita gente a imaginar que o registro desses índices saiu de residências com geradores próprios e que grande parte da amostra pode estar concentrada nas classes mais elevadas.

(…) Outro exemplo, segundo dirigentes dessas emissoras – que evidentemente não querem ser identificados, foi o fato de, no auge da escuridão, um flash do “Jornal da Globo”, às 23h57, com 19 minutos de duração, fazer a emissora subir de 2 para 3 pontos, que acabou sendo a média do “Profissão Repórter”, exibido entre 23h57 e 0h34.

(…)

http://tvfoco.com.br/

“12/11/2009

Apagão derruba tão esperada entrevista de Jô com Ronaldo

(…) A Globo fez uma operação de guerra para bombar a entrevista. Colocou chamadas até no meio da novela Viver a Vida. Geralmente, as chamadas do Jô entram durante o Jornal da Globo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário