sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

"Castelinho": referência para o jornalismo político

Para que os jornalistas mais jovens tomem conhecimento, publico hoje informações sobre Carlos Castello Branco, piauiense de Teresina, um dos mais lidos e queridos jornalistas brasileiros. Membro da Academia Brasileira de Letras, manteve a sua coluna por décadas no Jornal do Brasil, sendo um marco do jornalismo político de qualidade. Embora eu não concordasse com muita coisa que escreveu, não há como negar seu talento. Mas isso não importa. O que importa é que, para quem deseja sequir a carreira de jornalista, não se pode desconhecer a história e a obra de “Castelinho”, como era carinhosamente chamado pelos colegas. Foi formado em Direito em Minas, mas acabou se dedicando por toda a vida ao jornalismo. Iniciou a carreira nos “Diários Associados”, em 1939. Trabalhou no “O Jornal”, passou pelo Diário Carioca e, logo depois, contrbuiu com o sucesso do “O Cruzeiro”. Na literatura, estreiou com “Continhos Brasileiros”, em 1952. Mas escreveria ainda diversos livros, como o romance “Arco de triunfo” (1959), “Introdução à Revolução de 1964”, 2 vols. (1975), os “Os militares no poder”, 4 vols. (1977, 1978, 1980 e 1981) e o excelente relato “A renúncia de Jânio” (1996), entre outros. Foi secretário de Imprensa de Jânio Quadros (1961). Com a renúncia de Jânio, assumiu a chefia da sucursal do "Jornal do Brasil', em Brasília. Ali nascia a famosa e respeitada "Coluna do Castello", que manteria até o fim da vida (em 1993) e que sempre fora prestigia e respeitada pelos políticos, pois tinha um profundo conhecimento dos bastidores do poder, sempre bem informado e com uma capacidade analítica especial. Como presidente do sindicato dos jornalistas do DF, foi destaque na luta pela liberdade de imprensa em pleno arbítrio militar. Foi eleito para a cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras, em 1982.

Para saber mais sobre o “Castelinho” e ler todas as suas colunas e muita coisa de sua obra, acesse:

. Site com todos os artigos do autor
.
Biografia
.
Castelo e o Sindicato dos Jornalistas do DF
.
Depoimentos de diversas personalidades da política e do jornalismo por ocasião dos 80 anos de nascimento de Castelo
·
"Colunas do Castello": acesse o conteúdo integral de 7.446 colunas publicadas diariamente no Jornal do Brasil, entre janeiro de 1963 e abril de 1993.
· Os livros escritos por Carlos Castello Branco, coletâneas e bibliografia secundária.
· Discursos pronunciados na Academia Brasileira de Letras e na Academia Piauiense de Letras.
· Algumas entrevistas e depoimentos do jornalista sobre sua trajetória.
· Correspondência: cartas a Adriana Zarvos, José Luis Magalhães, Nascimento Brito e ao filho Pedro.
· Textos sobre Castello Branco: de Abdias Silva, Alberto Dines, Aloizio Mercadante, Antônio Carlos Magalhães, Evandro Carlos Andrade, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário