terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Cinema Brasileiro

Um novo paradigma
Por Nilson Rodrigues

A importância da indústria audiovisual vem se afirmando no mundo através de um crescimento superior ao atingido pela média da economia. Uma das principais justificativas para esse crescimento é o envolvimento dos grandes conglomerados de telecomunicações na distribuição de conteúdo audiovisual, reflexo das novas possibilidades inauguradas com a digitalização de sons e imagens. A disponibilidade da população em consumir conteúdos audiovisuais aumenta a cada novo aparelho de celular vendido, e aquilo que era disputado pelo Cinema, TV aberta, TV por assinatura e mercado de DVD, recebe a inclusão de novas plataformas, como o telefone móvel e a internet, que permitem maior interatividade e mobilidade e têm crescido na preferência do consumidor. No Brasil, essa grande disponibilidade de conteúdos em diversas plataformas ainda não é realidade para a maior parte da população, mas trata-se apenas de uma questão de tempo. Na verdade, a indústria do audiovisual é uma das poucas que ainda não se beneficiou pelo crescimento no poder aquisitivo da classe C. Ao contrário do que possa parecer, essa multiplicidade de meios aumenta ainda mais a importância e a relevância de termos no Brasil uma cinematografia competitiva, no âmbito comercial e artístico.
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