sábado, 10 de maio de 2008

O "10 de maio" na História

É o 130º dia do ano no calendário gregoriano (131º em anos bissextos). Faltam 235 para acabar o ano. É o Dia Mundial do Doente com Lúpus - Criado pela OMS-Organização Mundial da Saúde, com o intuíto de alertar o mundo a respeito dessa doença. Na China- Mitologia Chinesa: dia de Tin Han, deusa que protege os pescadores e navegantes. E no Brasil, comemora-se o Aniversário da Cidade de Maringá- Paraná.

535 - É eleito o Papa Agapito I.
1291 - Nobres escoceses reconhecem a autoridade de Eduardo I de Inglaterra no seu país.
1508 - Miguel Ângelo Buonaroti começa a pintura dos afrescos da Capela Sistina, no Vaticano.
1655 - Uma expedição naval inglesa se apodera da ilha espanhola de Santiago, atual Jamaica.
1774 - Morre Luis XV. E Luís XVI torna-se rei de França.
1808 - Criação da Intendência-Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil.
1850 - O tratado de reconhecimento, paz e amizade é firmado entre a Espanha e a República da Costa Rica.
1854 - Após um golpe de Estado no Paraguai, Tomás Romero Pereira assume o cargo de presidente da República.
1857 - Revolta dos Sipais, na Índia.
1869 - A construção da primeira linha ferroviária que atravessa os Estados Unidos de ponta a ponta é concluída.
1871 - Firmado o Tratado de Frankfurt entre a França e a Alemanha, ao término da guerra Franco-prussiana; A Academia Colombiana de Letras é fundada.
1873 - O padre Damião parte para a ilha de Molokai, onde estavam confinados todos os doentes de lepra.
1877 - É proclamada a indepêndencia da Romênia.
1886 - Nasce, em Juiz de Fora (MG), Antônio da Silva Melo, 4º ocupante da Cadeira nº.
19 do Quadro dos Membros Efetivos da Academia Brasileira de Letras.
1899 - Nasce Fred Astaire, ator e bailarino norte-americano.
1904 - Morre Henry Morton Stanley, jornalista e explorador inglês.
1917 - Nasce, em Teófilo Otoni (MG), Celso Ferreira da Cunha, 4º ocupante da
Cadeira nº. 35 do Quadro dos Membros Efetivos da Academia Brasileira de Letras.
1919 - Nasce, em Ubá (MG) Antônio Olinto, 5º ocupante da Cadeira nº. 8 do Quadro dos Membros Efetivos da Academia Brasileira de Letras.
1921 - A Dinamarca declara que a Groelândia é parte de seu território.1926 - Nasce Hugo Banzer, militar e presidente da Bolívia.
1933 - Início da Bücherverbrennung (queima de livros) pelos nazis em Munique e outras cidades da Alemanha .
1940 - Churchill é nomeado primeiro ministro do Reino Unido; começa a Guerra-Relâmpago (blitzkrieg) contra os Países Baixos, a Bélgica e o Luxemburgo com uma ofensiva generalizada do exército alemão na frente ocidental.
1946 - No Novo México, Estados Unidos, são realizadas experiências com foguetes V-2, que alcançam uma altura de 125 quilômetros.
1948 - Eleições controladas pela ONU ocorrem na Coréia do Sul.
1949 - Recepção de Aníbal Freire da Fonseca, eleito para a Cadeira nº. 3 do Quadro dos Membros Efetivos da Academia Brasileira de Letras.
1957 - Gustavo Rojas Pinilla é deposto da presidência da Colômbia por um golpe de Estado. Uma Junta Militar assume o controle do governo.
1966 - O Congresso da Guatemala confirma Júlio César Méndez Montenegro como novo presidente da República.
1973 - Fundação da Frente Polisário no Saara Ocidental.
1977 - Morre Joan Crawford, atriz norte-americana.
1981 - François Mitterrand é eleito presidente da República Francesa.
1984 - O FMI aprova um empréstimo de U$ 260 milhões para o Brasil, para compensar uma queda de suas exportações.
1994 - Nelson Mandela assume a presidência da África Sul. É o primeiro negro da história a assumir o cargo do país.
1990 - A Assembléia Nacional da Nicarágua aprova uma lei de anistia incondicional aos presos.
1997 - Um terremoto causa mais de 1,5 mil mortes e quase 3 mil feridos no leste do Irã.
1999 - A Rede Manchete sai do ar definitivamente.
2001 - Um segundo foco de febre aftosa é confirmado no sul do Brasil.
2007 - O Papa Bento XVI em sua visita ao Brasil, encontra-se com os jovens, no estádio do Pacaembu

Há 40 Anos
Manchetes do "Tribuna da Imprensa" do dia 10 de maio de 1968

Vietnã insiste na retirada do Exército ianque

O ministro Xuan Thuy, chefe da delegação norte-vietnamita às conversações com os Estados Unidos, que chegou ontem a Paris, afirmou que estas conversações terão como objetivo a cessação dos bombardeios norte-americanos, e depois o estabelecimento definitivo da paz. "Em nome do governo da República Democrtática do Vietnã - afirmou - viemos a Paris para manter conversações oficiais com o representante do governo dos Estados Unidos, a fim de determinar a cessação incondicional dos bombardeios e de todo ato de guerra norte-americano contra o Vietnã do Norte e discutir sobre outros problemas que dizem respeito a ambas as partes." Thuy reiterou assim as declarações de 3 de abril e de 3 de maio, nas quais Hanói estabelecia como condição sine qua non, para iniciar as negociações a cessação dos bombardeios que ambas as declarações deverão estudar a partir de hoje.

Schmidt vê ato de força na venda da FNM
O deputado Matheus Schmidt (MDB-RS) disse, ontem, que a venda da Fábrica Nacional de Motores é uma prova da arbitrariedade do governo, que não presta sequer informações ao povo sobre seus atos. Discursando na Câmara, o parlamentar observou que outra coisa não se podia esperar de presidentes como Castelo Branco e Costa e Silva, ainda que eles não tenham o direito de alienar o patrimônio nacional. Matheus Schmidt apontou o ministro Macedo Soares como ligado a grupos de capital estrangeiro, e disse que nunca se preocupou com a FNM.
Chanceler retorna e vai a Costa

O ministro Magalhães Pinto chegou esta manhã ao Rio, procedente de Nova York, onde fora chefiando a delegação do Brasil à 22ª Assembléia Geral das Nações Unidas. Informa-se no Itamaraty que provavelmente hoje o chanceler se entrevistará com o presidente Costa e Silva, para comunicar-lhe os resultados dos debates sobre o tratado de não-proliferação das armas nucleares. O presidente será informado ainda a respeito do encontro mantido pelo ministro do Exterior com o secretário de Estado americano Dean Rusk. Magalhães se ausentará novamente do País, a 18 próximo, a fim de participar na Bolívia da II Reunião dos chanceleres da Bacia do Prata.
Gama acha que já há lei para desapropriações

O ministro Gama e Silva, da Justiça, confirmou, ontem, que a desapropriação, pelo governo federal, por interesse social, dos 12 mil apartamentos desocupados na Guanabara, pretendida por um grupo de militares da "linha dura", poderá ser feita com base no artigo 150 da Constituição, que prevê a medida mediante prévia indenização em dinheiro. Assinalou, contudo, que ainda não tomou conhecimento oficial dos estudos divulgados ontem pela imprensa. Revelou também o ministro da Justiça que há, entre os sucessivos massacres a índios e a venda de suas terras a grupos estrangeiros, "uma nítida correlação" lembrando que 16 milhões de hectares, correspondentes a 1,9% do território nacional, já não pertencem a brasileiros, e que muitas dessas terras constituiam propriedades de tribos indígenas exterminadas.
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário