segunda-feira, 12 de maio de 2008

Oiapoque


O senador Geovani Borges (PMDB-AP) denunciou, em Plenário, o tratamento cruel e desumano da polícia da Guiana Francesa contra uma brasileira (cujo nome não foi divulgado) que morreu ao tentar fugir dos policiais quando tentava migrar para aquele território francês. A mulher estava com outros cerca de 30 brasileiros - emigrantes ilegais - no Rio Oiapoque quando o barco em que navegava foi abordado pela polícia.
Com medo da polícia, os brasileiros começaram a fugir nadando para uma das margens do rio. A mulher foi atingida pelas hélices do barco da polícia francesa.
- O que há de mais cruel, é que os demais brasileiros foram impedidos pelos policiais franceses de ajudar a brasileira ferida, que morreu, e cujo corpo foi encontrado quatro dias depois - disse o senador.
Geovani Borges relatou ainda que a polícia içou o corpo do mangue com uma espécie de arpão e o arrastou com cordas boiando pelo rio até a margem francesa. De lá o corpo foi transportado para Caiena, onde se encontra, aguardando liberação do governo francês, em uma geladeira.
O parlamentar disse que, junto com o governador do Amapá,Waldez Góis, e um grupo de deputados estaduais e federais, procurou o Itamaraty para que sejam tomadas providências diplomáticas em relação ao caso. Geovani Borges mostrou fotos da vítima em Plenário e acrescentou:
- As imagens são tão chocantes que levaram às lágrimas a embaixadora Maria EdileuzaFontelesReis, diretora do Departamento da Europa no Itamaraty - disse o senador.
Geovani Bprges informou que a embaixadora vai marcar uma reunião com a Embaixada da França para o próximo dia 26, com a participação de representantes do Itamaraty e da Assembléia Legislativa do Amapá. O deputado Paulo José, segundo Borges,vai sugerir a criação de um escritório regional do Itamaraty em Oiapoque para tratar de problemas dos brasileiros que emigraram para a Guiana Francesa.

Para matéria sibre o assunto, acesse:http://www.diariodoamapa.com.br/politica.htm

Ou leia na íntegra o pronunciamento, acessando:

http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Plenario/sessao/disc/getTexto.asp?s=075.2.53.O&disc=141/2/S

Ouça o mesmo pronunciamento:

http://www.senado.gov.br/comunica/agencia/multimidia/CaixaM/ic_audio.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário