sexta-feira, 2 de maio de 2008

Coluna do Helio Fernandes

Foi surpreendente a decisão do procurador geral da República, "a favor das reservas contínuas das terras da Amazônia". Ninguém esperava isso.


Mas apesar de ser respeitado, Fernando vai perder. Dos 11 ministros do Supremo, 6 (talvez 7) são decididamente contra essas RESERVAS CONTÍNUAS. Ministros esclarecidos, consideram que o Brasil correria enormes riscos se entregasse 50 POR CENTO DO TERRITÓRIO NACIONAL AOS EXPLORADORES DOS ÍNDIOS.
De qualquer maneira, acredito que o julgamento não acontecerá este ano. A questão é importantíssima, os ministros precisam de tempo.
Quando se votava a questão das células-tronco-embrionárias, o ministro Carlos Alberto Direito pediu vista. Escrevi: "Ele sentará em cima, só devolverá quando cair na expulsória". Até agora não devolveu.
Ives Gandra Martins (contra as células e a favor da Opus Dei), muito amigo de Carlos Alberto, falou na televisão: "Quando a questão for votada, no fim do ano, já estará ultrapassada". Antecipou que o ministro não devolveria e "adivinhou" o futuro.
Perplexidade total nos EUA (principalmente na Casa Branca) com as decisões "libertárias" de Raul Castro. Não sabem se é um jogo combinado entre Raul e Fidel ou se é o irmão governando.
De qualquer maneira, é surpreendente. Por mais de 45 anos, segundo de Fidel e comandante das Forças Armadas, Raul não criou o menor problema. Se não for combinado, como interpretar?
Paulo Ramos continua em plena campanha. Desde o início me garante: "Helio, sou candidato até o fim e não para fazer acordos". Não olha para os lados, trabalha dia e noite, sempre somando.
Cresce a candidatura de Osmar Serraglio a presidente da Câmara. Lançada por Ibsen Pinheiro e outros, obtém ótima repercussão. Por causa dele e pela renovação, chega de Michel.
O presidente Lula é surpreendente. Vir a público defender o governador Cid Gomes, por quê? Só por ser irmão do Ciro, adversário?
O caso do assassinato da menina Isabella deixa as estações de televisão sem assunto e sem conclusão. No local, apenas o casal. Nenhum vestígio de mais alguém. Mas os delegados se perderam.
Em Goiás, todos confirmam o que revelei: Henrique Meirelles deixará o Banco Central e será ELEITO governador do Estado. Não será CANDIDATO e sim GOVERNADOR antecipado.
O fato de Solange Amaral, candidata de César Maia à prefeitura, não avançar um milímetro nas pesquisas, não é definitivo. Nesses levantamentos, ela aparece em quarto lugar. Mas tem "potencial" para cair mais.
No PMDB, quem não pára de crescer é o deputado federal Marcelo Itagiba. Além de ser o candidato preferido de 9 dos 10 deputados federais do Estado do Rio, continua recebendo apoios de todos os lados.
Picciani, que diz estar firme com Sérgio Cabral, a cada dia fica mais longe do governador. Seu candidato natural e preferido é Marcelo Itagiba. Diz isso desde o início. Só que não resiste ao Poder.
Marcelo Itagiba é o único que pode dar trabalho a Jandira Feghali no segundo turno. Os outros desapareceram, incluindo Fernando Gabeira, que surgiu como boa alternativa.
Gabeira era um bom candidato, até mesmo sozinho. Desde que se deixou seqüestrar pelo PSDB, praticamente desistiu. Curioso o ato de viver: dois seqüestros em 40 anos, é muito, Gabeira.
Capaz de "embalançar" essa pasmaceira, só a candidatura de Dona Rosinha. Ela quer voltar ao governo, mesmo municipal, o marido é que não quer. Não está contra ela, prefere não arriscar.
Há anos sou obrigado a dizer: o Brasil é cada vez mais surrealista, as coisas acontecem de forma inacreditável e irrefutável.
Há dias, José Dirceu, o ex-maior amigo de Lula, cassado e demitido por ele, deu entrevista criticando duramente o próprio Lula. Desde que deixara o centro político, passara a lobista, inédito.
Anteontem, o ministro do Exterior, Celso Amorim, explicou o que se comentava abertamente, só que os amestrados "guardavam", não publicavam: a embaixada do Brasil na Espanha mandara um carro especialmente para ir buscar Dirceu no aeroporto.
Mais tarde, o embaixador deu jantar para o ex-chefe da Casa Civil, e "obrigou muitos a comparecerem, contra a vontade". Só que Celso Amorim escondeu esse final.
Ontem, saiu entrevista de Dirceu.
1 - Defende o terceiro mandato.
2 - Diz que é "perfeitamente legal".
3 - "Lula já descartou a possibilidade de apoiar Aécio, mesmo que ele entre no PMDB".
Dizem que todo esse malabarismo de Dirceu tinha, teve e tem um único objetivo: queimar Dona Dilma Rousseff.

Confira a coluna do Helio completa, acessando:
http://www.tribunadaimprensa.com.br/coluna.asp?coluna=helio

Nenhum comentário:

Postar um comentário