sexta-feira, 17 de abril de 2009

CPI dos Grampos

Domingos Dutra defende fim “imediato” da CPI para favorecer banqueiro preso pela Polícia Federal



Lembram de um artigo do jornalista Paulo Henrique Amorim publicado em seu blog (Do Blog do Décio Sá) denunciando que o deputado Domingos Dutra (PT) era um dos “mais discretos membros da bancada do banqueiro Daniel Dantas” preso na Operação Satiagraha da Polícia Federal? Na época Dutra defendia que a CPI dos Grampos, que investiga o caso, fizesse uma “mega-acareação” entre todos os envolvidos. Quando se propõe algo deste tipo é porque não se quer apurar nada.
Ontem no quadro “Pinga-Fogo”, do Jornal da Globo, Dutra apareceu sendo entrevistado pelo jornalista Heraldo Pereira, ao lado do presidente da comissão, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), defendendo o fim “imediato” da CPI. O debate aconteceu porque o ex-diretor da PF Paulo Lacerda conseguiu uma habeas corpus no STF para não prestar novo depoimento e Dantas um para não ser preso por falso testemunho durante a oitiva. O presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, mandou soltar duas vezes o banqueiro.
No debate, Itagiba diz que a CPI tem data marcada para terminar: 15 de maio. “A CPI tem de terminar urgentemente. O relator já anunciou que vai apresentar o relatório, já fez um bom trabalho, já deu o que tinha de dá”, argumenta Dutra. O presidente da comissão rebate o “companheiro” dizendo que os investigados precisam ser ouvidos novamente, o que é desejo do relator, neste ponto desmentido Dutra. “Os depoentes vêm aqui, não falam nada, vem acobertados por habeas corpus”, insiste o petista. O debate passa então para a necessidade de se saber se o presidente Lula sabia ou não da operação, conforme já sugeriu o delegado Protógenes Queiroz.
Não deixa de ser curioso o fato de Dutra, o mais tucano dos petistas, que no Maranhão se apresenta como defensor de pobres trabalhadores rurais, esteja tão interessado desde sempre em inviabilizar a investigação. Que ligações inconfessáveis o filho de Saco das Almas teria com um dos banqueiros mais poderosos do país? Clique acima e assista o “Pinga Fogo” exibido ontem no Jornal da Globo e aqui os comentários de Paulo Henrique Amorim denunciando as “ligações” de Dutra com Daniel Dantas repercutidos no blog do Marco D’Eça.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário