quarta-feira, 22 de abril de 2009

A quem interessa transformar juízes do Supremo em palhaços com EGO inflado? Joaquim versus Mendes é briga de medíocres insanáveis.Estamos perdidos...

Ministro Joaquim Barbosa diz que presidente do STF destrói credibilidade da Justiça
Agência Brasil

Durante uma discussão na sessão de hoje (22) do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa criticou o presidente do STF, Gilmar Mendes, responsabilizando-o por supostamente contribuir para uma imagem negativa do Poder Judiciário perante a população.
O bate-boca ficou mais ríspido quando Mendes reagiu à discordância de Barbosa com o encaminhamento dado a uma matéria. Os ministros analisavam recursos contra duas leis julgadas inconstitucionais pelo STF. Uma, tratava da criação de um sistema de seguridade do estado do Paraná, e outra, da permanência de processos de autoridades no tribunal, ainda que os réus perdessem cargos políticos.
“Vossa excelência não tem condições de dar lição a ninguém”, afirmou Mendes. Barbosa respondeu: “Vossa excelência me respeite, vossa excelência não tem condição alguma. Vossa excelência está destruindo a Justiça desse país e vem agora dar lição de moral em mim? Saia à rua, ministro Gilmar. Saia à rua, faça o que eu faço”.
O ministro Ayres Britto tentou colocar panos quentes na discussão, ao lembrar que já havia pedido vista da matéria. Mas não conseguiu. Quando Mendes respondeu a Barbosa, dizendo que já estava na rua, ouviu do colega:
“Vossa excelência [Gilmar Mendes] não está na rua não, vossa excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. É isso. Vossa excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar. Respeite”.
Confiram a baixaria:
Joaquim Barbosa (JB) - Eu acho que o segundo caso prova muito bem a justeza da sua tese. Mas a sua tese ela deveria ter sido exposta em pratos limpos. Nós deveríamos estar discutindo. Gilmar Mendes (GM) - Ela foi exposta em pratos limpos. Eu não sonego informação. Vossa excelência me respeite. Foi apontada em pratos limpos.
JB - Não se discutiu a lei.
GM - Se discutiu claramente.
JB - Não se discutiu
GM - Se discutiu claramente e eu trouxe razão. Talvez vossa excelência esteja faltando às sessões.
JB - Eu não estou.
GM - Tanto é que vossa excelência não tinha votado. Vossa excelência faltou à sessão.
JB - Eu estava de licença, ministro.
GB - Vossa excelência falta à sessão e depois vem.
JB - Eu estava de licença. Vossa excelência não leu aí. Eu estava de licença do tribunal. Outros Ministros passaram a debater a ação, mas poucos minutos depois, a discussão áspera entre os dois recomeçou.
GM - Se vossa excelência julga por classe, esse é um argumento.
JB - Eu sou atento às conseqüências da minha decisão, das minhas decisões. Só isso.
GM - Vossa excelência não tem condições de dar lição a ninguém.
JB - E nem vossa excelência. Vossa excelência me respeite, vossa excelência não tem condição alguma. Vossa excelência está destruindo a Justiça desse país e vem agora dar lição de moral em mim? Saia à rua, Ministro Gilmar. Saia à rua, faz o que eu faço.
Carlos Aires Brito - Ministro Joaquim, nós já superamos essa discussão com o meu pedido de vista.
JB - Vossa excelência não nenhuma condição.
GM - Eu estou na rua, Ministro Joaquim.
JB - Vossa excelência não está na rua não, vossa excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do judiciário brasileiro. É isso. Carlos Aires Brito - Ministro Joaquim, vamos ponderar.
JB - Vossa excelência quando se dirige a mim não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, Ministro Gilmar. Respeite.
GM - Ministro Joaquim, vossa excelência me respeite.
Marco Aurélio Melo - Presidente vamos encerrar a sessão?
JB - Digo a mesma coisa.
Marco Aurélio Melo - Eu creio que a discussão está descambando para um campo que não se coaduna com a liturgia do Supremo. Depois do fim da sessão, Joaquim Barbosa foi embora para casa. Os Ministros se reuniram no gabinete de Gilmar Mendes. Foram mais de três horas de reunião.

Chegou-se a discutir a possibilidade de uma advertência a Joaquim Narbosa. Mas os Ministros optaram por uma saída mais diplomática. Soltaram uma nota de apoio ao Ministro Gilmar Mendes. Lamentam o episódio e reafirmam a confiança e o respeito pelo Presidente do Supremo.
Confira a baixaria em vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário