terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Cartões Corporativos


Petistas destacam transparência do governo Lula


As denúncias de irregularidades no uso do cartão corporativo só foram possíveis graças à transparência na gestão do atual governo.
Este é o argumento dos deputados petistas, que comentaram ontem matéria publicada na edição do último sábado do jornal "O Globo". Segundo a reportagem, o Portal da Transparência registrou 50.023 acessos apenas na primeira semana de fevereiro. O número supera os 48.484 acessos de janeiro.
Para o deputado Carlito Merss (PT-SC), o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva prioriza a transparência. "Foi isso que permitiu dar mais visibilidade aos gastos com os cartões corporativos. Defendo que todos os Poderes, inclusive o Legislativo, optem pelo padrão do Executivo, assim como o Ministério Público, os governos estaduais e as prefeituras", disse.
Segundo a matéria de O Globo, todas as visitas ao Portal da Transparência são consideradas qualificadas. Cada visitante acessa, em média, 28,37 páginas. No último dia 7, o acesso ao portal foi o maior desde a criação do serviço: 15.062 entradas, com média de 31.67 páginas pesquisadas por visitante. "O governo Lula é comprometido com a transparência, embora isso traga um desgaste inicial pela postura da mídia brasileira", afirmou Merss.
O deputado Fernando Ferro (PT-PE) elogiou o Portal da Transparência, mas ressaltou que setores da imprensa e da oposição "fazem um discurso hipócrita e demagógico" em relação aos cartões corporativos. "Os cartões são importantes. Temos que aperfeiçoar o controle externo, mas é preciso reconhecer que os problemas só vieram à tona por conta da transparência", disse.
O Portal da Transparência (http://www.portaldatransparencia.gov.br/) permite que qualquer cidadão possa acompanhar, pela internet, a execução do orçamento e a destinação de recursos pelos diferentes órgãos do Poder Executivo. Criado pela Controladoria Geral da União (CGU), o site começou a funcionar em novembro de 2004.
De acordo com a CGU, o Portal da Transparência abriga 584 milhões de informações e abre controle social sobre um volume de recursos da ordem de R$ 3,8 trilhões. Um dos serviços oferecidos permite que cidadãos que se cadastrem sejam informados, por e-mail, da liberação de verba para determinada obra ou convênio com municípios. A idéia do portal é tentar garantir ferramentas para que a sociedade faça o controle social do uso dos recursos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário