terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

FOLCLORE BRASILEIRO


A história abaixo está no site Jangada Brasil. Reúne elementos de diversos contos populares, muitas vezes contados separadamente. O animal que engana a onça, disfarçando-se com folhas ( o bicho folharal), o boneco de cera e, por fim, o tema da onça enganada que deixa amarrar-se em uma árvore.
Sua versão original foi contada por Lisaldina Paixão, natural de Trajano de Morais e residente no município do Rio de Janeiro, e está publicada em Paixão, Ana Rita (org.). Contos populares fluminenses. Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura / INEPAC, sd, v.1, p.33-41
Texto (c) Gláucia Santos Garcia Ilustrações (c) Marcos Jardimjunho de 2007

A onça, o macaco e o boneco de cera

— A partir de agora, chega! Esse macaco vive me passando a perna. Todos os outros bichos me admiram e me respeitam. Todos têm medo de mim. Só esse danado desse macaco é que vive debochando da minha cara, me enganando. E sempre arruma um jeito de escapar, subindo pelo alto das árvores com aquele rabo comprido, rindo de mim igual a uma hiena. Mas a alegria dele vai acabar, desta vez ele não me escapa. Veja mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário