sábado, 23 de fevereiro de 2008

REGIME MILITAR


Veja o trailer do filme, clicando: http://www.youtube.com/watch?v=oUS4daXEYoU

Filme resgata a História Goiana


Fala-se muito da resistência de Leonel Brizola, no Rio Grande do Sul, e Miguel Arraes, em Pernambuco, à intervenção militar nos Anos 60. Mas houve um governador em Goiás, Mauro Borges, que mobilizou a sociedade goiana para resistir ao arbítrio. O excelente documentário Resistência.doc, dirigido pela jornalista goiana Carolina Paraguassú, conta esta História para os brasileiros. As gravações ocorreram na Praça Cívica e no interior do Palácio das Esmeraldas, no salão Dona Gercina Borges.

Gravação

A produção do longa-metragem mobilizou a Policia Civil, a Polícia Militar, e o Corpo de Bombeiros para que os convidados, da sacada do Palácio, relembrassem a data de 26 de novembro de 1964, quando a Praça Cívica foi palco de momentos de grande tensão, com a movimentação de tropas e tanques Sherman em torno da cidade e os estrondosos rasantes de aviões de caça a jato, enviados pela Força Aérea Brasileira. Na praça, uma multidão apoiava o então governador Mauro Borges. Naquela data, foi cumprido o Decreto de Intervenção Federal em Goiás, assinado pelo então Presidente da República, Castello Branco, e aprovado autoritariamente na Câmara, que colocava o interventor Carlos de Meira Mattos no governo do estado no lugar de Mauro Borges, acusado de manter um governo com tendências comunistas e subversivas, incondizentes com a orientação da “Revolução de 31 de Março”.
O helicóptero COA da Polícia Civil, de onde a diretora Carolina Paraguassú coordenou as cenas de simulação dos rasantes dos aviões da FAB, sobrevoou a cidade de Goiânia, mostrando vários órgãos construídos durante o governo de Mauro Borges, tais como EFOMARGO, DERGO, antiga Estação Ferroviária de Goiânia, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Centro Administrativo, entre outros. Cenas aéreas dos convidados reunidos na sacada do Palácio das Esmeraldas também foram realizadas. “A equipe de produção do documentário está de parabéns pela organização e mobilização de personalidades únicas na História de Goiás. A lida com as memórias dessas pessoas foi feita com muito cuidado, ouvindo todos os lados envolvidos, independentemente de opções partidárias. O espectador terá condições de assistir ao filme e tirar suas próprias conclusões. Queremos que os goianos tenham ferramentas para olhar e interpretar sua própria História”, afirma a diretora.
“Até o dia da Intervenção, eu nunca tinha visto uma multidão chorar. Hoje é uma alegria ver que todo o nosso sofrimento e toda a nossa luta não serão esquecidos”, comemora o ex-governador Mauro Borges.

Documentário inédito

Em mais de 60 horas de material gravado, Resistência.doc resgata a Intervenção, o Movimento da Legalidade de 1961 e outros momentos políticos que marcaram a primeira metade da década de 1960 em Goiás, tendo como eixo condutor o governo de Mauro Borges e seu Plano de Desenvolvimento do Estado (Plano MB). O objetivo do filme é apresentar ao povo goiano, em aproximadamente uma hora e meia de duração, um período importante de sua história, ainda inédita no audiovisual. Além de parentes e políticos do governo de Mauro Borges, participam do documentário historiadores, opositores e personagens de renome nacional. A trilha original do filme está sendo criada pelo compositor e músico goiano Bororó, que trabalhou ao lado de grandes nomes da Música Popular Brasileira, tais como Gal Costa e Beth Carvalho.
As lacunas de divulgação da História de Goiás motivaram a diretora Carolina Paraguassú a trabalhar com o maior cuidado no levantamento do acervo literário e iconográfico para realizar o filme. O resultado é um valioso acervo, obtido por meio da extensão da pesquisa – iniciada em 2005 – a arquivos como o do Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional e Jornal do Brasil no Rio de Janeiro, onde foi encontrada uma iconografia sobre esse período em Goiás que não foi encontrado aqui, até o momento.
Com a habilitação do projeto na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, foi possível buscar recursos junto às empresas goianas, conseguindo patrocínio do Laboratório Padrão e da Tropical Imóveis. Além dos patrocinadores e do apoio da PUC-Rio, o documentário recebe apoio da família de Mauro Borges, da Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Goiás, do Museu da Imagem e do Som de Goiânia, C.A.R.A. Produtora, Restaurante Chão Nativo-Bueno, dos fotógrafos Evandro Teixeira (RJ) e Orlando Brito (DF), do Pepperoni Studio de Design, entre outras empresas, pessoas e instituições de Goiânia e de outras cidades.
O lançamento do filme Resistência.doc está previsto para o final do mês de março e prevê a distribuição gratuita de 290 cópias em DVD para instituições da rede pública de ensino, bibliotecas e museus, além de exibições gratuitas para alunos de escolas públicas.


Mauro Borges



Nascido em Rio Verde, Goiás, no dia 15 de fevereiro de 1920, filho de Pedro Ludovico Teixeira (fundador de Goiânia) e Gercina Borges Teixeira, Mauro Borges cursou a Escola Militar do Realengo e a Escola de Comando e Estado Maior do Exército. Foi governador de Goiás de 1961 até 26 de novembro de 1964, dia em que foi deposto pelo governo federal. Foi, também, deputado federal (1959-1960 e 1991-1994) e senador da República (1982-1990)



Entrevistados (Clique nos nomes para informações sobre eles)

Aldo da Silva Arantes
Ary Ribeiro Valadão
Carlos Alberto Santa Cruz Serra Dourada
Célio Gomes da Silva
Célio Leão Borges
Eurico Barbosa dos Santos
Evandro Teixeira de Almeida
Francisco Chagas Evangelista Rabelo
Geraldo Coelho Vaz
Hélio de Oliveira
Hugo Brockes
Irineu Borges do Nascimento
Jávier Godinho
João Alberto da Costa Pinto
José Crispim Borges
José Eliézer Penna
José Luiz Bittencourt
Juvenal de Barros
Leone Teixeira Vasconcelos
Luiz Jacinto Duarte
Maria Dulce Loyola Teixeira
Mauro Borges Teixeira
Mauro Borges Teixeira Júnior
Orlando Brito
Prudência de Paula Estivallet Teixeira
Rivadávia Xavier Nunes
Rodrigo Borges Estivallet Teixeira
Ruy Rodrigues da Silva
Tarzan de Castro
Ubiratan Estivallet Teixeira
Valterli Leite Guedes
Zuenir Carlos Ventura



Mais info: contato@resistenciadoc.com.br

2 comentários:

  1. Obrigada Said pelos comentários.
    Fico feliz em saber que as notícias sobre o filme têm sido levadas por blogs como o seu.
    Estamos finalizando, e, quando lançarmos, gostaria de contar com sua presença.
    Abraços,
    Carolina Paraguassú Dayer

    ResponderExcluir