domingo, 10 de fevereiro de 2008

Curiosidades do "10 de Fevereiro"



1763 - Terminou a Guerra dos Sete Anos. O Tratado de Paris determinou que a França perdesse todas as suas possessões na América do Norte.



1971- O procurador Hélio Bicudo fez novamente denúncias contra o Esquadrão da Morte, grupo paramilitar que cometia assassinatos na década de 1970.



1972 - A primeira transmissão pública de TV em cores foi realizada: a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).



1975 - A escola de samba Acadêmicos do Salgueiro foi bicampeã do carnaval carioca com um tema alheio à cultura brasileira. Havia 40 anos que o regulamento proibia motivações estrangeiras nos desfiles.



1984 - O empresário Amador Aguiar deixou o cargo de presidente do Conselho de Administração do Bradesco, maior banco privado brasileiro, após 41 anos .



1994 - A Organização do Tratado do Atlântico Norte decidiu dar um ultimato aos sérvios da Bósnia, na tentativa de acabar com a guerra civil na ex-Iugoslávia.



1996 - O computador Deep Blue ganhou sua primeira partida de xadrez contra o campeão mundial Garry Kasparov.



2004 - Policiais retiraram à força o menino gaúcho Iruan Ergui Wu da casa dos tios em Taiwan. Ele foi encaminhado ao oficial de justiça responsável em trazê-lo de volta ao Brasil. A criança estava com os parentes desde que seu pai foi visitá-los e acabou morrendo em 2002. A avó materna, que mora em Porto Alegre (RS), tem a guarda oficial do garoto.



Mas, para este Blog, o "10 de Fevereiro" que merece ser comentado aconteceu em 1980. O Partido dos Trabalhadores (PT) foi fundado em uma reunião no Colégio Sion, em São Paulo, da qual participaram trabalhadores, líderes sindicais, intelectuais e políticos. Na próxima postagem farei uma pequena homenagem aos petistas. Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário