sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

NIÓBIO


OPINIÃO: O maior inimigo do Brasil é o pseudo-brasileiro


Justiça seja feita, apesar da sua manifestação contrariar os reais interesses do Brasil no artigo, Nióbio e o besteirol nacionalista , publicado pelo jornal Folha de São Paulo em 10/01/06, o renomado físico da Unicamp, Rogério César de Cerqueira Leite, em outra oportunidade, como presidente da SBPC, os defendeu com unhas e dentes ao se posicionar contra algumas das cláusulas do famigerado Acordo de Salvaguardas Tecnológicas - Brasil/USA , assinado por Ronaldo Sardenberg em 18/04/00, que visava passar o controle do uso da base aeroespacial de Alcântara aos norte-americanos.
Porém, dessa feita, parece que o mestre não está jogando do nosso lado ao tentar, através da coluna Tendências/Debates, desqualificar o nióbio como metal altamente estratégico e de altíssimo valor comercial.
Entretanto, o jornal O Estado de São Paulo de 28/06/05, publicou:
"Delegação da Comissão Européia pode visitar o Brasil em breve para estudar alternativas de inclusão no projeto ITER.
O Brasil pode se envolver com o Projeto ITER - Reator Experimental Termonuclear Internacional. A participação brasileira seria graças à reserva de nióbio localizada em Minas Gerais ... a maior do mundo, ... . O metal, um poderoso condutor, será usado para construir molas -(bobinas)- gigantes e gerar um campo magnético para conduzir o processo de fusão nuclear dentro do reator. ...".
Com este magnífico feito o homem passará a dominar também o fogo termonuclear, aquele que ocorre no interior das estrelas pela fusão de átomos de hidrogênio a uma temperatura de 15 milhões de graus centígrados, gerando hélio e uma brutal quantidade de energia limpa, barata e inesgotável, pois, o trítio isótopo pesado do hidrogênio usado como combustível é abundante na face da Terra na forma de água pesada.
Assim, as usinas termonucleares limpas e muito mais seguras que as nucleares, geradoras de energia farta e barata se multiplicarão sem restrições pelo planeta exigindo milhares de toneladas de nióbio puro para manter o fogo solar aceso. (...)


Ronaldo Schlichting Curitiba, PR


Para se inteirar do assunto, clique:



Nenhum comentário:

Postar um comentário