segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

T-Bone: 10 Anos de Cultura


A cultura de Brasília mostra a sua cara no Açougue Cultural T-Bone
Por Francisca Azevedo

Mais uma vez a T-Bone comprovou o alto nível da produção literária de Brasília. O público presente na última quinta-feira (07) no Açougue Cultural conheceu de perto renomados escritores e intelectuais da cidade idealizada por Jk. Seja em verso ou prosa, os convidados da noite mostraram um pouco de suas obras.

Para o escritor Affonso Heliodoro, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do DF, os eventos da T-Bone representam diversão e cultura. “Geralmente quando se vai a um ambiente cultural as conversas são chatas, aqui todo mundo brinca, reencontra os amigos e faz graça”, afirmou. O amigo e auxiliar de Juscelino Kubitschek no governo de Minas Gerais e na Presidência da República, que apresentou seu mais recente trabalho, o livro "JK – Exemplo e Desafio". Comemorar dez anos é um marco e a T-Bone sabe disso. Desde 1998, promove gratuitamente grandes shows na entrequadra da 312 Norte, como lembrou o Diretor Executivo da Fundação Assis Chateaubriand, Márcio Cotrim. Para Cotrim, a iniciativa do Açougue Cultural T-Bone é realmente única no mundo. ”Não imagino que em outro lugar se faça essa conjugação do pão do espírito com o pão da carne”, disse.
Já o jornalista e escritor Joanyr de Oliveira, ressaltou que a T-Bone é uma atividade sui generis e consegue despertar o interesse da imprensa para a cultura de Brasília. Para o escritor, que já publicou mais de trinta livros, alguns veículos de comunicação da cidade não dão o merecido espaço para produção literária do Distrito Federal.
Também marcou presença no terceiro evento em comemoração aos dez anos da Noite Cultural T-Bone, o jornalista e engenheiro aeronáutico Luiz Carlos Guimarães, que apresentou seu mais recente trabalho, História da Literatura Brasiliense, pela editora Thesaurus.
Para fechar a noite, apresentação de recital poético da escritora e poetisa Lurdiana Araújo, e dos escritores Jorge Amâncio e Sandra Fayad, além da apresentação musical de Juliana Valentim, com a participação dos músicos Marcelo Lima (bandolim) e Léo Barbosa (percussão), e exposição fotográfica de Marcelo Maiolino.

Confira aqui a programação da próxima quinta, 14/02:

Apresentação musical:

Salomão Di Pádua - Um dos músicos mais requisitados do Distrito Federal, interpreta os sucessos de Cartola, Nelson Cavaquinho, Noel Rosa, entre outros. Depois de dez anos em Brasília, se apresentando em diversos palcos da cidade, o maranhense conquistou um público fiel e cativo. Iniciou carreira em 1992, época em que despontou como músico revelação, junto de outros artistas de São Luís. Sua trajetória foi marcada por várias participações em shows e em discos de personalidades como Marco Duailibe, Cláudio Pinheiro, Regina Oliveira e Mazé Veras.

Escritores convidados:

Dad Squarisi - Editora de Opinião do Correio Braziliense. Formada em Letras pela Universidade de Brasília. Tem especialização em Lingüística e mestrado em Teoria da Literatura. Foi professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em escolas de ensino fundamental, médio e superior. Lecionou as mesmas disciplinas em centros de estudos brasileiros no exterior e no curso de formação de diplomatas (Instituto Rio Branco - MRE). Exerceu a função de consultora legislativa do Senado Federal. Publicou pela Contexto DICAS DA DAD, MAIS DICAS DA DAD, e, em co-autoria, A ARTE DE ESCREVER BEM e CULTURA E ELEGÂNCIA.

José Jeronymo Rivera - Carioca, em Brasília desde 1961. Faz parte do Conselho Administrativo e Fiscal da ANE. Engenheiro, administrador e economista, é poeta e tradutor de poesia. Publicou na coleção "Livro na Rua", Aprendizado de Poesia (1951-1953); Humberto de Campos; Xavier Placer; Miguel Torga e Almeida Garrett. Detentor dos prêmios de tradução "Joaquim Norberto" e "Cecília Meireles", da UBE/RJ.

Romeu Jobim - Escritor, professor e magistrado Romeu Jobim, aposentado de suas funções de desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal é uma das vozes de maior credibilidade junto ao meio literário do país. Tem vários trabalhos publicados, inclusive de crônicas e contos: "Pássaros de meus bosques" de poesias haicais (com 319 poemas), estilo literário oriundo do Japão; "Contos do caminho", poemas extraídos de mais de 60 anos dedicados à poesia, entre outros.

Thereza Hilcar - Jornalista e cronista. Apresenta uma seleção de crônicas com uma verve cômica que sempre permeia seus textos, uma espécie de rir de si mesma e da vida que, segundo ela, não deveria ser levada tão a sério. Os amigos, a preocupação com o envelhecimento, a indignação ante as indelicadezas e as pequenas faltas dos seres humanos também são decorrentes no seu livro, cuja capa é assinada pelo cartunista Ziraldo. Têm três livros publicados, entre eles "No Trem da Vida: Crônicas", pela Ed. Letra Livre. É membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

Exposição de artes plásticas:

Hercília CalladoLopes - Formada em Direito e Artes Plásticas pela UnB, paraense, reside em Brasília desde 1973. Mostras Coletivas: I e II Mostrar-te do Tribunal de Justiça do DF (2001/2002) ; V Versus Plásticas - na Biblioteca Demonstrativa de Brasília (2003); Dia da Mulher - Espaço Anatel , (2003 e 2004); Dobras, Espaço da Reitoria da UnB (2002).

Mostras Individuais:

O Feminino, Conjunto Nacional Brasília (2002); Pinturas - Café com Letras (2006).

Recital poético:

LUIS TURIBA é jornalista e poeta. Editor da revista Bric-a-Brac de poesia e cultura, publicada em Brasília nos anos 80 e 90. Em 98, publicou pela Editora Paralelo 16, o livro de poesia Cadê?, com um CD musical encartado. Com esse livro, venceu o Prêmio Candango de Cultura em 98, concedido pelo Governo do Distrito Federal. Foi Editor de Política do Jornal de Brasília. No Correio, foi Repórter Especial e Sub-editor do Caderno Cidades.

Há, ainda, apresentação do mímico Mequéias Paz e homenagem aos escritores com certificado e placa com seus nomes nas bibliotecas nos pontos de ônibus da Asa Norte.




Veja também:

Informações:Luiz Amorim lv@t-bone.com.br
Francisca Azevedo - francisca_azevedo@yahoo.com.br
Horário: 20 horas
Local:Açougue Cultural T-Bone: SCLN 312 Bl B Lj 27 Brasília-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário