quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

250 ANOS DE MACAPÁ


WALDEZ E SARNEY PARTICIPARAM DAS COMEMORAÇÕES


Após a missa, o governador, acompanhado do senador José Sarney, participou de uma vasta programação em frente à Catedral histórica de São José


O governador Waldez Góes participou na manhã de segunda-feira, 4, das comemorações alusivas ao 250 anos de fundação da cidade de Macapá, capital do Estado. A programação oficial iniciou 6 horas da manhã com uma salva de tiros na Fortaleza de São José. Às 8 horas prosseguiu com uma missa, celebrada, pelo Bispo de Macapá Dom Pedro José Conti, na antiga Catedral de São José localizada no centro da cidade, da qual participaram autoridades e moradores tradicionais da cidade, o evento marcou a religiosidade da festa. Após a missa, o governador Waldez participou de uma breve solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Amapá e do Município no hall da Biblioteca Pública Elcy Lacerda, acompanhado do senador José Sarney PMDB/AP, deputados estaduais, federais, vereadores e do prefeito de Macapá João Henrique Pimentel. Participou ainda do tradicional “parabéns à cidade”, promovido pela Confraria Tucujus e Prefeitura de Macapá, na Avenida Mário Cruz e do corte do bolo de cerca de 150 metros. Na ocasião, Sarney disse que não iria ao Rio de Janeiro, apesar de ter tido a honra de ter ajudado para que a Beija-Flor pudesse cantar "Macapá" no desfile deste ano. De quebra, Sarney trouxe na bagagem um presente mais do que especial: um quadro com a primeira planta da cidade, datada de 1739.

A participação do governador foi encerrada com a inauguração da Praça do Largo dos Inocentes, também chamado pelos mais antigos moradores de “Formigueiro” por abrigar à época uma grande quantidade de famílias. De acordo com as pesquisas realizadas pela Prefeitura de Macapá, o Largo do Inocentes consta na planta da Vila de Macapá traçada em 1761. O Largo tem este nome porque o local era utilizado para realização das festas de louvor à Nossa Senhora Menina, ao Menino Jesus e os pequenos mártires inocentes. O espaço compreende toda a área delimitada pelas atuais avenidas General Gurjão e Presidente Vargas e as ruas São José e Tiradentes, no centro de Macapá. Em seguida, o governador embarcou com destino ao Rio de Janeiro onde acompanhou, da Marquês de Sapucaí, o desfile da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, que em seu enredo homenageia os 250 anos da fundação de Macapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário