quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

CULTURA


Senado lança nova edição sobre Nelson Carneiro

A presidente do Conselho Curador do Museu do Senado, Carmen Carneiro, anunciou à Agência Senado que a segunda edição do livro Nelson Carneiro, o pai do divórcio será lançada durante o 2º Fórum Mundial das Mulheres das Américas, a realizar-se nos dias 1, 2 e 3 de abril no Hotel Blue Tree, em Brasília.
Como parte da programação de lançamento do livro, será feita uma homenagem ao senador Nelson Carneiro, em solenidade no Salão Negro do Senado. O homenageado, que morreu em 1996, foi senador por três mandatos e presidente da Casa no período de 1989 a 1991. A primeira edição do livro foi lançada também no Salão Negro, em 2001.
Carmen Carneiro, viúva de Nelson Carneiro, foi a organizadora do livro. A obra é uma coletânea de discursos, conferências e principais iniciativas legislativas do senador transformadas em leis, como a lei do divórcio e as que resgataram a legitimidade e a cidadania de mulheres e filhos que não tinham a chancela do matrimônio legal, resultando na pacificação da sociedade brasileira, conforme destacou. Nelson Carneiro obteve também a aprovação das primeiras leis sobre direitos dos idosos e das pessoas com deficiência.
O livro traz, ainda, depoimentos de senadores que conviveram com Nelson Carneiro durante o exercício de seus mandatos no Senado (de 1971 a 1995), entre os quais Fernando Henrique Cardoso, Antonio Carlos Magalhães, Bernardo Cabral, Darcy Ribeiro, José Sarney, Marco Maciel e Pedro Simon.
Carmen Carneiro prepara um segundo livro sobre a obra legislativa e literária do senador, que terá como título Nelson Carneiro, o Brasil agradece. Os dois livros serão editados pelo Senado, com distribuição gratuita, dentro do programa que objetiva divulgar os trabalhos dos grandes senadores, especialmente para as gerações mais jovens, informou ainda a viúva do parlamentar.
A atuação parlamentar de Nelson Carneiro já foi abordada em artigo do escritor Carlos Heitor Cony, para quem o senador foi "o legislador do século XX", por ter sido, na avaliação do escritor, um dos poucos parlamentares na História brasileira a alterarem tão profundamente a sociedade do país.
"Sozinho, valeu um Congresso inteiro", destaca Cony ao lembrar que da lavra de Nelson Carneiro "surgiram 1.771 projetos de lei, cuja numerosa aprovação propiciou, de fato, enormes mudanças no Direito brasileiro".

Laura Fonseca / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário