A TV SENADO apresenta, às 16H30 e 21H30, o especial sobre os 40 anos do golpe de 1964, em razão de seu aniversário em 31 de março. Acontecimentos como a chegada de Jânio Quadros ao poder, no início dos anos 1960 e a herança dos anos JK, a crise da renúncia, o movimento pela legalidade, a solução parlamentarista e o papel desempenhado pelo Congresso. Depoimentos de Leonel Brizola, José Sarney, Fernando Henrique Cardoso, Jarbas Passarinho, dom Paulo Evaristo Arns e Antônio Carlos Magalhães. Na Internet o endereço é http://www.senado.gov.br/tv/ . Confiram.
Collor como 3º via para 2010 começa a tomar força
Um grupo de 30 empresários, entre eles representantes da GM e da IBM, se reuniu anteontem em um jantar em Brasília para o senador Fernando Collor (PTB-AL). Foram conhecer as atuais opiniões do ex-presidente da República sobre economia, política externa, reformas e política em geral. Estavam presentes o ministro do STF Marco Aurélio Mello, que é seu primo, e os ex-ministros Jarbas Passarinho, Eduardo Teixeira e Pedro Paulo Ramos. O ex-presidente da República, Fernando Collor (PTB), senador pelo estado de Alagoas, quer voltar a comandar o País. É o que informa reportagem da revista "IstoÉ" desta semana. O senador já teria até mesmo montado uma equipe para organizar sua nova empreitada. Collor e o presidente do PTB, o deputado cassado Roberto Jefferson, avaliam que a ausência de Lula nas eleições de 2010 tirará delas a polarização entre PT e PSDB que aconteceu nos últimos pleitos. Situação que poderia construir um cenário semelhante ao de 1989, com 14 candidatos à Presidência e pelo menos cinco que apresentaram alguma chance de se elegerem (Collor, Lula,Leonel Brizola, Mário Covas e Afif Domingos). Esse cenário permitiu que um candidato de um partido pequeno e sem estrutura vencesse. Em 2010, pode se repetir o mesmo. A avaliação é que, por já ter sido presidente e ter sido inocentado na Justiça de todas as acusações que lhe impuseram , Collor sairia para a disputa com um patamar mínimo de 15%. Numa eleição mais pulverizada, pode ser um bom trampolim. Ele sabe, também, que a base de sustentação de Lula, que não poderá se candidatar novemente, é a mesma que o elegeu em 1989: as classes sociais catalogadas como "C" e "D", as mais populares e decisivas. Se, nas próximas pesquisas, for colocado o seu nome para apreciação dos entrevistados e o resultado for o esperado, Collor terá muita força para agregar alianças politícas e se mostrar como alternativa real de poder. Diferente das eleiçoes de 1989, hoje o senador alagoano está muito mais maduro e tem a experiência a seu favor.
Chinaglia chia com MPs
Ao assinar a medida provisória que regulariza terras na Amazônia, Lula acirrou a polêmica sobre o excesso de MPs no Congresso. Só de sacanagem?! Ontem, presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), acusou o governo federal de “plágio” e chamou os tecnocratas do Palácio do Planalto encarregados de elaborar o texto de arrogantes. Ele argumenta que enviaram ao Legislativo medida provisória com teor exatamente igual ao projeto de lei que tramita na Casa desde o segundo semestre do ano passado. “Trouxe mais um elemento de confronto político para a Câmara”, avaliou Chinaglia.
Dólar derrete e puxa corrida para o ouro
Fernanda Takai inaugura Espaço Brasil Telecom em Brasília
Em noite de gala, o presidente da Brasil Telecom, Ricardo Knoepfelmacher, anunciou o show da cativante cantora Fernanda Takai, a primeira grande estrela a pisar nos palcos do Espaço Brasil Telecom, inaugurado na noite desta quarta-feira em Brasília. O show da vocalista do Pato Fu - que lança seu primeiro disco solo “Onde Brilham os Olhos Seus” - é em homenagem à cantora Nara Leão. O evento é no complexo Brasília Alvorada Hotel, com mais de 1.500 m2. E vai ter nova dose hoje.
Programa social ajuda a reduzir trabalho infantil, diz IBGE
Nível de ocupação entre crianças e adolescentes que recebem auxílio caiu para 1,2 ponto em dois anos. O recebimento de dinheiro de programas sociais ajudou a reduzir o trabalho infantil nas famílias brasileiras entre 2004 e 2006, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os dados, o nível de ocupação entre crianças e adolescentes de até 17 anos que recebiam auxílio era de 15,6% em 2004, passando para 14,4% em 2006. Apesar disso, a taxa ainda é maior do que a registrada entre famílias que não recebem ajuda do governo, de 9,6% há dois anos.
Veja também:
Brasileiros ajudados pelo governo somam 10 milhões
Freqüência escolar cresce e atinge 75,8%
Hélio Costa diz que sabe sobre acordo entre “Oi” e “BrT”
Ele disse hoje que foi informado “extra-oficialmente” sobre o acordo entre acionistas das operadoras de telefonia Brasil Telecom (BrT) e Oi (ex-Telemar), que poria fim a todas as pendências judiciais e permitiria a união das empresas. "A informação não oficial (que recebi) é que eles acertaram ontem um global settlement (ajuste global) para as diversas ações judiciais que existem no Brasil, nos Estados Unidos e na Inglaterra, e isso abre caminho para que realmente possa se viabilizar a operação", disse ele. O ministro ressaltou, entretanto, que a conclusão da compra da BrT pela Oi ainda depende da posição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre as mudanças na legislação para permitir o negócio. Perguntas que não querem calar:1º) Porque é que são as regras existentes que têm que mudar para se adaptarem aos interesses das grandes empresas?; 2º) quais serão as garantias de que os consumidores, diante de uma concentração oligopolista escancarada destas, não serão prejudicados?
Confraria cearense faz homenagens
A Confraria dos Cearenses se reúne no dia primeiro de abril, para homenagear os ministros César Rocha, do STJ, e Ubiratan Aguiar, por suas posses, respectivamente, como integrantes da Academia Fortalezense de Letras e Cearense de Letras, e o procurador da República José Adonis Callou de Araújo Sá, do Conselho Nacional de Justiça, e o jornalista Antônio Pádua Lopes de Freitas, diretor do “ Diário do Nordeste “, de Fortaleza, por terem recebido a medalha da Ordem do Mérito da Justiça Militar, concedida pelo Superior Tribunal Militar. O almoço será na residência do jornalista Fernando César Mesquita, tendo como anfitrião do mês o mecenas cearense Newton Freitas.
Argentina: tentativa de desestabilização é reação contra valorização do mercado interno
Desde há duas semanas a Argentina vem sendo sabotada pelos poderosos do país que sempre se beneficiaram com o modelo dependente que a presidente Cristina Fernández vem combatendo. Os sabotadores capitalizaram o descontentamento dos produtores agrícolas diante do aumento nos impostos às exportações de soja e girassol e a tentativa ddo governo de valorizar o mercado interno. Os agricultores bloquearam auto-estradas por todo o país, provocaram desabastecimento nas cidades e, nestas, seus aliados das classes altas e médias urbanas recorrem a uma prática tristemente célebre no Cone Sul: o cacerolazo contra o governo. Para por as coisas em perspectiva, é importante recordar que o grosso da produção agrícola argentina não está nas mãos de camponeses pobres e sim de empresários agro-exportadores e de médios e pequenos proprietários. Os primeiros são indivíduos ricos que fizeram as suas fortunas por meio da exploração de peões e do pagamento de impostos ridiculamente baixos, ou inclusive por meio da evasão fiscal. Para saber mais sobre o assunto, acesse:
http://www.resistir.info/argentina/la_jornada_27mar08.html
Tais proesas são comuns para a referida familia, o que o papai dele fez durante sua vida toda para conseguir ser eleito por duas vezes e quase uma terceira, entende? baderna? desempregos? quebra-quebra, eles conseguem
ResponderExcluir