segunda-feira, 10 de março de 2008

CINEMA

“Ensaio Sobre a Cegueira” está sendo filmado

Fernando Meirelles comenta a produção em seu Blog

O “Blog de Blindness” fala da adaptação do premiado livro do português José Saramago, "Ensaio Sobre a Cegueira", para o cinema. Está muito interessante. O diretor Fernando Meirelles está dando muitas informações curiosas. Vem mostrando as primeiras exibições-teste, a reação do público à violência e a sucessão de versões que o filme já ganhou na sala de montagem. Além disso, novas fotos foram divulgadas, como esta ao lado com Alice Braga (Cidade Baixa) e Danny Glover (série Máquina Mortífera); e outra muito interessante, revelando a inspiração que o diretor buscou na pintura de Brueguel. Veja as fotos abaixo.


Além de Brueguel, o ditetor avisa que haverá outras influências também de peso: "Hieronymus Bosch, Rembrandt, Malevitch, alguns dadaístas, cubistas, Francis Bacon, gravuras japonesas, e principalmente algumas telas do Lucien Freud que nem referências são, são cópias mesmo".
O livro de Saramago narra uma inexplicável epidemia de cegueira e se passa dentro de uma estrutura de confinamento para os que perderam a visão. Julianne Moore (As Horas), Gael García Bernal (Diários de Motocicleta), Mark Ruffalo (Zodíaco), Sandra Oh (Sideways), Don McKellar (Clean), Maury Chaykin, Yusuke Yseya e Yoshino Kimura também estão no elenco do filme de Meirelles. O filme é uma co-produção brasileiro-canadense da Focus Features. Foi rodada em Toronto, Montevidéu e São Paulo (nesta ordem). A Fox lança o filme no Brasil em 5 de setembro.
Segundo informa o seu blog, Fernando Meirelles "é um arquiteto que passou a dirigir programas independentes para TV nos anos 1980, comerciais nos anos 1990 e finalmente longa-metragens no século XXI. Seus filmes são: O Menino Maluquinho 2 - A Aventura (1998), Domésticas (2000), Cidade de Deus (2002) - nomeado para quatro Oscars, incluindo o de melhor diretor - e O Jardineiro Fiel (2004), também indicado a quatro Oscars. Atualmente, filma seu quinto longa-metragem, Blindness – Ensaio sobre a Cegueira".

Visite o blog Blindness
Conriram também outras informações sobre Cinema no excelente

Um comentário:

  1. Adorei seu blog, muito bom mesmo. Os textos são ótimos, muita informação,volto mais vezes. meu blog é marthacorreaonline.blogspot.com

    ResponderExcluir