terça-feira, 4 de maio de 2010

7,72% para aposentadorias e fim do fator previdenciário estão agora com o Senado

O reajuste de 7,72% para as aposentadorias da Previdência Social acima de um salário mínimo foi aprovado nesta terça-feira (4) pelo Plenário da Câmara dos Deputados, que aprovou igualmente o fim do fator previdenciário, por meio de emenda à Medida Provisória 475/09. Agora a MP vem para o Senado, Casa na qual o reajuste de 7,72% estaria garantido por meio de acordo estabelecido com os deputados, segundo informou a Agência Câmara.
A existência desse acordo foi mencionada nesta terça pelo deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), mas já havia sido objeto de discursos do senador Paulo Paim (PT-RS). Quanto ao fim do fator previdenciário, não se conhece a posição majoritária dos senadores, embora o assunto tenha merecido o apoio de vários deles, incluindo Paim e Mário Couto (PSDB-PA).
Segundo relator da matéria na Câmara, o líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), se os 7,72% forem mantidos pelo Senado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetará o índice. Segundo ele, o governo nunca se recusou a discutir o assunto com o Congresso e os aposentados, mas lamentou que líderes partidários que antes concordavam com 7% tenham passado a apoiar 7,72%, informou a Agência Câmara.
Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário