sábado, 14 de junho de 2008

Acordo Ortográfico


Ministro português quer política comum para língua
EDUARDO SIMÕES
da Folha de S. Paulo

O principal mote da gestão do advogado José António Pinto Ribeiro, 61, ministro da Cultura de Portugal desde 30 de janeiro, é a língua portuguesa. Pinto Ribeiro esteve em São Paulo no início desta semana, quando visitou o Museu da Língua Portuguesa, que pretende replicar em Lisboa, em parceria com a instituição brasileira. Em entrevista à Folha, o ministro comentou a importância do acordo ortográfico, aprovado por seu país em 16/5 ("sem uma alteração, não temos uma política internacional comum para a língua"), e citou outras ações conjuntas com o Brasil, como um estudo do valor econômico do português e a criação de um portal na internet, com acesso gratuito a textos de ficção e não-ficção, em português. Leia trechos da conversa, acessando:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u412412.shtml

Confira a discussão sobre o assunto no parlamento português:


Outras opiniões:

Vale a pena ler o argumento apresentado pelo Desidério Murcho "Uma opinião sobre as (des)vantagens do acordo ortográfico" ... onde se conclui que não há mais valias que justifiquem tanto ruído pela a unificação da ortografia da Língua Portuguesa.

Palermices do acordo ortográfico

Veja os vídeos:
Reportagem RTP1 sobre a Conferência do Acordo Ortográfico do Acordo Ortográfico. O evento contou com destacada presença galega. Ainda, o vídeo recolhe também uma peça a respeito do novo dicionário....acordo ortografico Segunda reportagem emitida pela RTP1, desta vez no Telejornal do dia 7 de Abril de 2008, a respeito da Conferência Internacional do Acordo Ortográfico. O evento contou com destacada presença galega. Ainda, o vídeo recolhe também uma peça a respeito do novo dicionário. (mais) (menos)

Alexandre Banhos no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, na Assembleia da República Portuguesa, na Conferência Internacional Parlamentar sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O texto lido polo presidente da AGAL foi consensualizado entre Intervençom de Alexandre Banhos, presidente da Associaçom Galega da Língua (AGAL), na Assembleia da República Portuguesa, na Conferência Internacional Parlamentar sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.O texto lido polo presidente da AGAL foi consensualizado entre as entidades lusófonas galegas: AAG-P, AGAL, AGLP, ASPG-P e MDL.
Polémica sobre o Acordo Ortográfico Jornal da Gazeta sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, proposta polémica que divide a opiniom de professores e alunos: umha nova reforma ortográfica na língua portuguesa. Reportagem do Jornal da Gazeta sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, proposta polémica que divide a opiniom de professores e alunos: umha nova reforma ortográfica na língua portuguesa. O projecto, que ainda precisa ser aprovado, é um processo padronizaçom de algumas palavras, alterando, por exemplo, a acentuaçom de muitas delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário