sexta-feira, 20 de junho de 2008

Cel. Hiram Reis e Silva

Um verdadeiro Senador do Rio Grande

“Sempre escrevi sobre temas que afligiam ou diziam respeito à nossa Amazônia, mas, hoje, fujo à regra, em nome de uma valorosa demonstração de respeito pelo Rio Grande, dada pelo nosso ilustre senador da República Pedro Simon.”


Senador Pedro Simon

Descendente de imigrantes libaneses que chegaram a Caxias do Sul nos idos de 1922, originários de El Kufur, estudou no colégio Nossa Senhora do Carmo, em Caxias do Sul, e no Colégio Rosário, em Porto Alegre. É Bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUCRS), possui o Curso de Pós-Graduação de Economia Política no Instituto de Economia da PUCRS, Especialização em Economia Política e Direito Penal - Universidade de Paris - Sorbonne. Foi professor da Universidade de Caxias do Sul.

Sua carreira política iniciou como Deputado Estadual no período de 1962 a 1978, sendo Líder das bancadas do PTB, MDB e do PMDB, eleito Senador em 1978 para o período 1979 - 1987, Governador do Estado do Rio Grande do Sul de 1987 a 1990, reeleito Senador em 1999 e novamente reeleito Senador em 2007.

Atraso deliberado

Nesta sexta-feira, 20 de junho, o senador Pedro Simon conseguiu mobilizar um pequeno grupo de parlamentares para manter aberta a sessão do plenário do Senado, com o intuito de conseguir fazer com que o Palácio do Planalto enviasse à Casa uma mensagem autorizando o governo do Rio Grande do Sul a contratar, junto ao Banco Mundial, empréstimo no valor de $ 1,1 bilhão. A mensagem precisava ser lida nesta sexta para permitir que seja votada na semana que vem, tendo em vista os prazos da lei eleitoral. O secretário do Tesouro, Arno Augustin, havia prometido enviar a mensagem ainda pela manhã.

“Se querem a autorização, dêem, se não querem, não dêem ... Nunca vivi momento tão triste como este, tão grosseiro e tão vulgar. O Lula está numa vaidade exagerada” - afirmou Simon, ao saber do atraso.

Simon foi avisado de que Lula chegaria ao Planalto somente às 15h e, depois disso, é que o documento poderia ser enviado ao Senado. Por volta das 16h a mensagem chegou, anunciada por Gim Argello, que presidia a sessão.

“Valeu à pena. Foi um dia muito bonito, que soma para o Rio Grande do Sul, para o Brasil e para o Senado.” (Simon)

Empréstimo bilionário

O empréstimo permitirá que o Estado salde suas dívidas públicas. A mensagem precisa ser lida hoje para entrar na pauta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na próxima semana. O Banco Mundial se reúne no dia 15 de julho e até lá o pedido de empréstimo já deve ter sido aprovado pela CAE e plenário do Senado.

O apoio que veio de longe

Onde estavam os demais parlamentares gaúchos nessa hora? O senador Heráclito Fortes, do Piauí, permaneceu no Plenário até a chegada da mensagem.

“Confesso, meu caro Simon, que estava com viagem marcada. Mas, em solidariedade a Vossa Excelência, vou adiá-la. Vamos fazer uma vigília aqui pelo Rio Grande do Sul. E, mais uma vez, eu, como piauiense, proponho-lhe o acordo do chimarrão com a rapadura: o Rio Grande do Sul com o Piauí. E assunto é o que não nos falta.” (Heráclito Fortes)

Pedro Simon discursou por cerca de três horas, prolongando a sessão do Senado até que o documento fosse entregue. As sessões nas sextas-feiras normalmente são encerradas por volta das 11h. A expectativa é que os recursos sejam liberados para o Rio Grande do Sul já no mês de julho ou início de Agosto.

Bravo senador ! É de políticos como vossa excelência que o Rio Grande precisa, que o seu exemplo sirva de estímulo aos nossos demais parlamentares tão despreocupados com as causa públicas.

Leia o pronunciamento do senador Simom, clicando em:
http://www.senado.gov.br/sf/atividade/Plenario/sessao/disc/getTexto.asp?s=110.2.53.O&disc=174/2/S

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva (professor do Colégio Militar de Porto Alegre)
Rua Dona Eugênia, 1227
Petrópolis - Porto Alegre - RS
90630 150
Tlf:- (51) 3331 6265
http://www.amazoniaenossaselva.com.br/
E-mail: hiramrs@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário