quinta-feira, 5 de março de 2009

Do Blog do Argemiro Ferreira

Outro “chega pra lá” de Rush Limbaugh

Como se ainda fosse necessário mais algum fato para expor o poder de Rush Limbaugh, “rei do talk show”, na direita republicana, também o presidente do partido, Michael S. Steele (foto ao lado), viu-se constrangido a fazer-lhe publicamente um pedido de desculpas - repetindo o gesto anterior do número dois da bancada da Câmara, Eric Cantor, encarado como o próximo líder.
Steele, como Cantor antes, ousou reduzir a importância de Limbaugh na noite de sábado, pouco depois do espetáculo encenado pelo obeso radialista como atração central da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC). A chance veio na CNN, onde o apresentador, ao fazer uma pergunta a Steele, referiu-se a Limbaugh como “o líder de fato” do Partido Republicano (leia o relato do New York Times
AQUI e a versão da CNN AQUI).
“Não, ele não é. O líder de fato do partido sou eu”, disse Steele. “Rush Limbaugh é um entertainer (artista que diverte o público). Tudo o que Rush Limbaugh oferece é entretenimento. De fato, é incendiário. De fato, é feio”, afirmou Steele, advogado de 48 anos, com curta carreira política, iniciada em 2003 ao se tornar o primeiro negro eleito vice-governador de Maryland.

Resposta republicana a Barack Obama

A segunda proeza política de Steele veio a 30 de janeiro de 2009, apenas 10 dias depois da posse do presidente Barack Obama. Um Partido Republicano abalado pela derrota na eleição presidencial o escolheu como chairman (presidente) da RNC, o Comitê Nacional Republicano. Era o primeiro negro na história a ocupar esse cargo máximo do partido, que tem dificuldade em exibir diversidade étnica.
Mas nem por isso o “rei do talk show” conseguiu digerir a crítica de Steele. No seu programa radiofônico de segunda-feira, Limbaugh diminuiu o chairman do RNC, questionando sua autoridade e dizendo que tinha começado mal no cargo. “Sr. Steele, o senhor devia é estar iniciando o trabalho para o qual foi eleito, ao invés de bater boca com jornalista na televisão”.
E mais: “Sr. Steele, o senhor é o chefe do RNC. O senhor não é o chefe do Partido Republicano. Dezenas e milhões de conservadores e republicanos nada têm a ver com o RNC e neste momento eles não querem ter nada a ver com o RNC” (leia o relato de Limbaugh

AQUI) Mas depois do programa, Steele apressou-se a telefonar a Limbaugh, desculpando-se pelas declarações que tinha feito na CNN.
Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário