quarta-feira, 5 de maio de 2010

Folha Serrista de São Paulo cada vez mais desmoralizada...

Folha: a capa, a matéria e o outro lado

O jornal Folha de S.Paulo publicou nesta quarta-feira (5/5) chamada de capa “Empreiteira destinou ‘mesada’ ao PT paulista” (edição SP) e “Empreiteira pagou ‘mesada’ de R$ 150 mil ao PT paulista” (edição nacional); matéria “ Empreiteira contratada pela Petrobrás dá R$ 1,2 mi ao PT ” na página A4; e “ Partido e empresa dizem que doações foram legais ” na retranca “outro lado”, na mesma página. As matérias dizem respeito a um prestador de serviços que faz doações a partidos políticos, a UTC Engenharia.
A “técnica jornalística” empregada pela Folha foi a de utilizar o termo “escolhida por convite” na chamada de capa, que pode induzir o leitor a interpretar que a Petrobras contratou a UTC diretamente. Na matéria da página A4 explica o termo “escolhida por convite” de forma incompleta: “modalidade pela qual empresas previamente selecionadas formulam propostas”. Somente na retranca “outro lado”, no rodapé da página, vem a explicação da Companhia: “foram convidadas 29 empresas para participar da concorrência“.
A matéria não apurou a extensa lista de clientes da UTC, que inclui outras empresas ligadas aos governos federal e estaduais (SP, MG, etc) , bem como diversas empresas privadas.
O caso da Folha Online é ainda mais grave. A matéria “Empreiteira destinou ‘mesada’ ao PT paulista” está aberta ao internauta, mas sequer disponibiliza o “outro lado”, cujo acesso é restrito a assinantes.
A Petrobras se relaciona com mais de 42 mil fornecedores e celebra mais de 240 mil contratos por ano. É razoável supor que alguns de seus fornecedores contribuem com os mais variados partidos e candidaturas.
Do Blog da Petrobras

Veja também... Só pra se vacinar ainda mais:

Papelão da Folha Serrista: petistas protestam contra troca de manchetes do jornaleco para omitir homicídios em SP
Tempos depois... Folha Serrista de São Paulo admite “erro” em declaração de Dilma Rousseff
Casa Civil desmascara “manipulação” de reportagem da Folha Serrista de São Paulo
Esqueça "Estadãozinho" e "Folha Serrista" de SP. Saiba a Verdade sobre o que rolou no encontro Lula-Hillary Clinton
Folha Serrista de S.P. quer acabar com direitos sociais
Folha Serrista de S. Paulo tem que admitir que factóide contra Sarney era falso...
Manchete da Folha Serrista de São Paulo está errada, informa Petrobras
Os jornalões, a energia nuclear e os interesses de fora

Nenhum comentário:

Postar um comentário