sexta-feira, 9 de maio de 2008

O "9 de Maio" na História

É o 129º dia do ano no calendário gregoriano (130º em anos bissextos). Faltam 236 para acabar o ano. A União Europeia celebra neste dia o Dia da Europa; em Esperantina, no Piauí, é o “Dia do Orgasmo” (Lei municipal criou esse dia para ser fruído na localidade); em Goiás é o Dia Estadual da Polícia Civil; na Rússia é o Dia da Vitória na “Guerra Patriótica” (Segunda Guerra Mundial); em Roma Antiga, comemoravam o “Festival de Lemúria”; e, para os católicos, comemora-se o dia do Beato Nicolau Albergati.

1502 - Cristóvão Colombo sai da cidade de Cádiz para realizar sua quarta viagem às Américas.
1551 - É criada a Universidade de Lima, no Peru.
1605 - Publicação da primera parte de Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes.
1766 -John Byron regressa de uma viagem de circum-navegação.
1833 - Criado a Villa do Arraial de Feira de Sant’Anna, atual cidade de Feira de Santana, na Bahia.
1877 - A Romênia torna-se independente do Império Otomano
1883 - Nasce José Ortega y Gasset, escritor e filósofo espanhol.
1920 - O Papa Bento XV canoniza Joana d’Arc na Catedral de Notre-Dame
1927 - O Parlamento australiano reúne-se em Canberra pela primeira vez.
1927 - Nasce, em Belo Horizonte (MG), Sábato Magaldi, atual ocupante da Cadeira nº 24 do Quadro dos Membros Efetivos da Academia Brasileira de Letras.
1935 - O Papa Pio XI canoniza Thomas More
1936 - O dirigivel alemão Hindenburg realiza o vôo Frankfurt-Nova York.
1940 - Hitler autoriza a eutanásia na Alemanha.
1945 - Segunda Guerra Mundial: Marechal de Campo Hermann Göring é capturado pelo exército dos Estados Unidos; Vidkun Quisling é preso na Noruega.
1946 - O rei Vittorio Emmanuel III da Itália abdica em favor de seu filho Umberto II. Três semanas depois, um plebiscito decide pela implantação da República, e a família real é obrigada a deixar o país.
1950 - É apresentada uma proposta conhecida como a Declaração de Schuman que é considerada o começo da criação do que é hoje a União Européia.
1955 - A Alemanha Ocidental junta-se à OTAN
1960 - O governo norte-americano autoriza a venda de anticoncepcional nos Estados Unidos
1967 - Cassius Clay, conhecido como Mohamed Alí, perde o seu título de campeão mundial de boxe nos Estados Unidos, por se negar a prestar serviço militar com risco de ir ao Vietnã.
1968 - Violentos conflitos entre polícia, operários e estudantes ocorrem em Paris, deixando mais de mil pessoas feridas.
1969 - Carlos Lamarca faz a primeira ação de terrorista em São Paulo assaltando duas agências bancárias; na cidade de Niger - Nigéria - foi assassinado o presidente Ibrahim Baré Mainassara, por elementos de sua guarda dirigida pelo então comandante Dauda Mallam Wanké.
1972 - O presidente norte-americano Richard Nixon ordena o bloqueio dos portos do Vietnã do Norte.
1978 - Aldo Moro é encontrado morto em Roma. Ele foi assassinado pelas Brigadas Vermelhas, após três semanas de seqüestro.
1982 - É Inaugurado o Terminal Rodoviário Tietê - em São Paulo.
1989 - Recepção de Carlos Pejar, eleito para a Cadeira nº 4 do Quadro dos Membros Efetivos da Academia Brasileira de Letras.
1993 - O Partido Colorado vence as primeiras eleições presidenciais e legislativas no Paraguai em 40 anos.
1994 - Nelson Mandela torna-se o primeiro presidente negro da África do Sul.
1996 - O escritor de novelas peruano-espanhol Mário Vargas Llosa recebe o Prêmio da Paz da Associação de Editores e Livreiros da Alemanha.
2007 - Papa Bento XVI visita o Brasil.

Há 40 Anos

Manchetes do “Tribuna da Imprensa” do dia 09 de maio de 1968
Assinado decreto que beneficia servidor ocioso
O presidente Costa e Silva assinou o decreto que oficializa e ampara com vencimentos a falta do que fazer de grande número de funcionários públicos, numa medida que não encontra precedente em nenhum país do mundo. Pelo decreto, o servidor interessado terá de requerer a licença até 1º de junho. Inicialmente, a medida beneficiará apenas os funcionários da União lotados na Guanabara, dependendo do ministro do Planejamento a extensão do privilégio a outros Estados. Não poderão requerer a licença extraordinária os servidores de carreira técnica, como médicos, engenheiros, dentistas e professores.

Vietcong resiste a ataques norte-americanos

Grupos de Vietcongs cercados estavam resistindo de madrugada às forças governamentais em três reduzidas zonas de Saigon, enquanto tropas e aviões dos Estados Unidos atacavam densas forças comunistas que cercavam a capital. Um porta-voz norte-americano afirmou que as tropas dos EUA e do Vietnã do Sul mataram nos três últimos dias "mais de 2.000 inimigos que tentavam penetrar na cidade". Forças da 199ª Brigada de Infantaria Ligeira mataram ontem 38 vietcongs a 10 km do palácio presidencial de Saigon, enquanto outras unidades de infantaria norte-americana afirmavam que haviam matado 76 inimigos mais, perto do aeroporto da capital. A sudoeste do palácio, mais 213 combatentes comunistas morreram em violentos combates com tropas norte-americanas que utilizaram artinharia e aviação.
Venda da "Fenemê" não agrada a ninguém

O ministro Macedo Soares, da Indústria e do Comércio, confirmou, ontem, em Brasília, a venda da Fábrica Nacional de Motores (FNM) ao grupo italiano da Alfa-Romeo por cerca de 35 milhões de dólares. A transação foi recebida com revolta em alguns círculos econômicos e militares: os primeiros a criticaram com o argumento de que ela aumenta a penetração do capital estrangeiro no País; segundos, endossando a opinião dos setores econômicos, interpretam a venda da FNM como o fim definitivo do projeto de utilização da Fábrica para fins de produção de material bélico, inclusive carros de combate. Condenando a transação, o senador Vasconcelos Tôrres disse não entender a venda logo agora que a FNM começava a se recuperar.

Visita é da Colômbia: Papa não vem ao Brasil

O papa Paulo VI irá à Colômbia no próximo mês de agosto para assistir ao Congresso Eucarístico de Bogotá, mas não estendeu sua viagem a nenhum outro País da América Latina, segundo informaram, ontem, círculos do Vaticano. A viagem do papa está sendo interpretada como de grande valor histórico pois coincide com o engajamento da Igreja na luta contra sub-desenvolvimento. Durante sua permanência na Colômbia, que não ultrapassará dois ou três dias, Sua Santidade presidirá a Assembléia dos Bispos latino-americanos que integram a Comissão Episcopal para o Continente. O Congresso Eucarístico de Bogotá será realizado de 18 a 25 de agosto, devendo ser encerrado com missa de Paulo VI.

Fontes:
http://noticias.terra.com.br/interna/0,,OI109977-EI1411,00.html
http://noticias.terra.com.br/interna/0,,OI109977-EI1411,00.html
http://www.tribunadaimprensa.com.br/40anos.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário