sábado, 2 de agosto de 2008

Senado Federal


Senadores homenageiam Athos Bulcão

A morte de Athos Bulcão foi lamentada nesta sexta-feira (1º) por diversos senadores durante a sessão plenária. O senador Gim Argello (PTB-DF) foi o primeiro a se manifestar, ao apresentar requerimento de pesar pelo falecimento do artista plástico. Argello lembrou que Athos Bulcão colaborou em diversos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer durante a construção de Brasília.
Em seguida, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu a Argello para também assinar o requerimento. Segundo ele, essa seria uma forma de homenagear a família do artista plástico e o "extraordinário trabalho deste que desenhou algumas das obras mais bonitas e importantes aqui de Brasília, inclusive no Palácio do Itamaraty, na Igreja Nossa Senhora de Fátima e outras sobre as quais a sua justificativa bem registrou".
Já o senador Adelmir Santana (DEM-DF) classificou a perda de Athos Bulcão como lastimável. Destacou que ele era um artista consagrado em Brasília e lembrou que sua obra está presente em diversos pontos da cidade, como o Congresso Nacional, a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima e o Teatro Nacional.
- O corpo está sendo velado no Palácio do Buriti, o enterro se dará ainda hoje. A cidade chora, lamenta a perda de um artista consagrado, que fez história na nossa cidade. Fez história como um homem ligado à inovação, à visão de futuro e a uma visão artística que muito embeleza toda a capital do país - declarou o senador.
O senador José Sarney (PMDB-AP), por sua vez, destacou que a perda de Athos Bulcão é especialmente grande para Brasília, uma vez que o artista é "ligado à simbologia" da capital.
- Quando nós falamos de Brasília, sem dúvida alguma, há alguns ícones que representam a aventura da construção da cidade, algumas marcas artísticas: é o traço de Niemeyer, é o traço do Plano Piloto que foi feito por Lúcio Costa e, sem dúvida alguma, os azulejos feitos por Bulcão, na sua beleza, na simplicidade com que ele soube, em seus traços, retratar a luz e as formas da nova capital e do céu de Brasília - afirmou.
O senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) também se solidarizou com a homenagem e disse que sempre considerou os desenhos de Athos Bulcão inovadores. O senador considera este artista plástico "alguém que ajudou a criar esta cidade sem a pretensão de aparecer, mas apareceu, porque sua obra está impregnada em todos os cantos de Brasília".
Na presidência da sessão, o senador Efraim Morais (DEM-PB), em nome da Comissão Diretora do Senado, associou-se ao voto de pesar apresentado pelo senador Gim Argello (PTB-DF) no início da sessão.
- Tendo vivido nesta cidade, por força do cargo público que assumimos, há mais ou menos vinte anos, acompanhamos de perto a importância de Athos Bulcão para Brasília e para o Brasil - afirmou Efraim.

Veja também:

Athos Bulcão é enterrado em Brasília
Athos Bulcão deixou a Medicina para se dedicar à Arte
Obra de Athos Bulcão faz parte do Congresso
Cristovam: Athos Bulcão estará para sempre com os brasilienses
Silvia Gomide / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário