Brasil e França assinam acordo de cooperação na área de Defesa
Brasil e França assinaram na última terça-feira (29/1), em Paris, um acordo relativo “à cooperação no domínio da Defesa e ao estatuto de suas Forças”. O documento foi assinado pelos ministros da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, e da França, Hervé Morin, após encontro com o presidente Francês Nicolas Sarcozy. O documento amplia a aproximação dos dois países, que buscam uma parceria estratégica na área Defesa. No documento, os dois países reafirmam o compromisso com a Carta das Nações Unidas e com a solução pacífica dos conflitos, a não-intervenção nos assuntos internos dos dois Estados. Entre os temas abordados no acordo, estão a “pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico e aquisição de produtos, equipamentos e serviços de defesa”, intercâmbio de instrutores e estudantes de instituições militares, escalas de navios e aviões militares, treinamentos conjuntos, troca de experiências em missões de paz, entre outros.Nesta quarta-feira (30/1), o ministro Jobim, acompanhado do Comandante da Marinha brasileira, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, visitaram a base de submarinos em Toulon, onde conheceram um dos submarinos nucleares franceses. Nesta quinta-feira, o ministro visita os estaleiros da DCNS, em Cherbourg, onde são construídos os submarinos. O Brasil cogita usar a tecnologia francesa, mediante acordo de transferência tecnológica, para construir o submarino brasileiro com propulsão nuclear.
Brasil e Timor Leste reforçam laços de cooperação
Durante visita oficial ao Brasil, no dia 30 de janeiro, o Presidente da República Democrática de Timor Leste, José Ramos-Horta, agradeceu a contribuição do Brasil à consolidação da democracia e ao fortalecimento das instituições de seu país e destacou a importância das atividades de cooperação em áreas como educação, saúde, justiça e formação de mão-de-obra básica entre os dois países.
Inscrição para Olimpíadas de Português começa dia 19
As inscrições para a primeira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro serão abertas no dia 19 de fevereiro e encerradas em 14 de abril. Cerca de seis milhões de estudantes de escolas públicas deverão reforçar os estudos e participar da competição, que envolverá atividades escolares, estaduais, regionais e uma etapa nacional.
(leia a íntegra)
(leia a íntegra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário