terça-feira, 10 de junho de 2008

Maio Frio


Desde que os satélites meteorológicos observam as temperaturas troposféricas – as únicas que neste momento merecem crédito no meio acadêmico e científico – o mês de Maio de 2008 encontra-se entre os Maios mais frios.Foi a partir de 1979 que começaram as medições, através dos radiômetros instalados nos satélites, das temperaturas da baixa troposfera – até aproximadamente 4000 metros de altitude, pouco mais do que a espessura média de uma anticiclone móvel polar.Em Maio de 2008 observaram-se as seguintes anomalias negativas: - 0,18 ºC global, - 0,05 ºC no Hemisfério Norte, - 0,31 ºC no Hemisfério Sul e – 0,58 ºC na zona intertropical (20 ºN – 20 ºS).Este resultado segue-se a meses igualmente frios de Março e Abril do corrente ano. A Fig. 114 elucida as descidas das temperaturas em 2008. É evidente que não representam uma tendência, mas que faz frio por esse Mundo fora não há dúvidas.Que o digam os sul-americanos. Já começou a nevar na Argentina até ao Trópico de Capricórnio (prova do inadequado esquema tricelular para explicação da circulação geral da atmosfera).Os brasileiros também se começam a habituar a temperaturas incomuns. É o que registra Eugénio Hackbart na nota “Junho começa frio e com perspectiva de instabilidade” no seu excelente blog de meteorologia Direto da Metsul.Fontes: University of Alabama Huntsville (UAH), Watts Up With That?, CO2.


Fig. 114 - Maio 2008. Fonte: Antón U. Cantolla.

Este gráfico revela que, cortando o ruído dos acontecimentos vulcânicos e do El Niño, a temperatura média global da troposfera se mantém praticamente estável (entre - 0,2 ºC e + 0,4 ºC) desde que os satélites meteorológicos entraram em funcionamento, em 1979.

Estas observações estão no excelente Blog de Rui G. Moura, http://mitos-climaticos.blogspot.com/ - O mito do aquecimento global explicado em pormenores.
Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário